Serviço telefônico criado pelo prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) reduziu as faltas de pacientes às consultas agendadas. Moradores podem ligar gratuitamente para a unidade  

Central de Acesso Avançado em Saúde (CAAS)

 

Redação: Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Rio Claro

 

Para melhorar o atendimento médico oferecido à população e reduzir as faltas de pacientes às consultas em Rio Claro — município de 210 mil habitantes do interior do Estado de São Paulo — a gestão do prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) criou a Central de Acesso Avançado em Saúde (CAAS). Em cerca de um mês de funcionamento, a unidade recebeu mais de 5.000 ligações e fez contato com 7.892 pacientes para a confirmação de consultas. “Esse serviço inovador foi implantado para modernizar o atendimento e demonstra o planejamento na gestão pública”, destaca Perissinotto.

De acordo com a prefeitura, de 18 de agosto a 15 de setembro, o agendamento de consultas foi 11,8% maior que o verificado na rede municipal de saúde no período entre 17 de julho e 15 de agosto. Dos 7.892 contatos feitos para a confirmação de consultas, 621 resultaram no cancelamento do serviço médico pelo paciente, o que abriu espaço para que outras pessoas pudessem agendar atendimentos. “O serviço realizado pela central é fundamental para que o paciente certo seja atendido no lugar certo. Nos casos não urgentes, esse atendimento deve ser feito nas unidades básicas de saúde e unidades do programa Saúde da Família”, explica Giulia Puttomatti, presidente da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro.

O número da central é 0800 019 09 99 e a ligação é gratuita. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Além das consultas médicas, são feitos por telefone os agendamentos do exame papanicolau e a primeira consulta odontológica do paciente. O munícipe também pode entrar em contato com o serviço por meio do chat que está disponível na página da Fundação de Saúde de Rio Claro.