Em avaliação do órgão ambiental, município do interior paulista administrado pelo prefeito Toninho Bellini (PSD) obteve nota 9,4, numa escala de 0 a 10

 

O prefeito Toninho Bellini

 

Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itapira

 

O prefeito de Itapira, Toninho Bellini (PSD), comemorou a avaliação do Aterro Sanitário Municipal feita pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). O município de cerca de 75 mil habitantes do interior paulista recebeu nota 9,4 no Índice de Qualidade dos Resíduos (IQR), numa escala de 0 a 10. O órgão levou em consideração a situação do aterro no primeiro trimestre deste ano. “É um resultado que, mais uma vez, mostra que nosso trabalho no aterro está sendo desenvolvido com muita responsabilidade. É o reconhecimento de um trabalho de excelência realizado por toda a equipe que atua no local”, destacou o prefeito.

O aterro, que está sob gestão da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), passou por vistoria dos técnicos de Mogi Guaçu no dia 8 de abril. Na ocasião, foram avaliados todos os pontos apresentados no projeto executivo e se o funcionamento do local seguia corretamente os parâmetros estabelecidos pelos órgãos ambientais.

 

Aterro recebeu nota 9,4 no Índice de Qualidade dos Resíduos (IQR), numa escala de 0 a 10

 

As notas do IQR podem variar de 0,0 a 7,0 para condições inadequadas e de 7,1 a 10,0 para condições adequadas. Desde 1997, a Cetesb disponibiliza anualmente as informações sobre as condições ambientais e sanitárias dos locais de destinação final de resíduos domiciliares nos municípios paulistas. A iniciativa tem como objetivo a elaboração do Inventário Estadual de Resíduos Domiciliares e o aprimoramento dos mecanismos de gestão ambiental.