Gestor ambiental Francisco José Pansiga Junior ganhou o apelido em função de seu jeito entusiasmado de atuar como militante. A paixão pela política será seu principal estímulo para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa

Chico Loko e o ministro Gilberto Kassab

A defesa apaixonada de suas bandeiras políticas e a dedicação incansável às atividades partidárias renderam ao gestor ambiental paulistano Francisco José Pansiga Junior, de 41 anos, o apelido de Chico Loko. O amor pela militância o acompanha desde a infância, quando se interessou pela disputa entre os ex-presidentes Fernando Collor e Luiz Inácio Lula da Silva, na primeira eleição direta para o Palácio do Planalto após o processo de redemocratização do País, em 1989.

Empolgado com o clima eleitoral, Chico decidiu que seguiria a carreira política e começou a se diferenciar dos amigos do Jardim São Luiz, na zona Sul da capital paulista, pelo interesse por debates, comícios e manifestações. Aos 17, em 1994, fez campanha para aquele que considera uma de suas principais referências: o ex-governador Mário Covas.

No ano seguinte, assim que atingiu a maioridade, filiou-se ao PSDB e iniciou extensa trajetória como militante estudantil, colaborador e coordenador de campanhas eleitorais. Acompanhando o grupo político do ex-vereador paulistano Andrea Matarazzo, ingressou no PSD em 2016.

“É o partido da diversidade, que respeita a democracia e o direito à liberdade de expressão. Temos ligação com os movimentos sociais, das mulheres e dos jovens. Devemos sempre ouvir a voz que vem das ruas e foi isso o que me fez entrar no PSD”, explica, com o entusiasmo característico que expressa ao falar sobre política.

Chico faz questão de agradecer o apoio que sempre recebeu de dirigentes da sigla, como o presidente licenciado, Gilberto Kassab, o superintendente do Espaço Democrático (fundação do PSD para estudos e formação política), João Francisco Aprá, a coordenadora nacional do PSD Mulher, Alda Marco Antonio, e o presidente do PSD Jovem de São Paulo, Rafael Auad.

Eleições

Depois de participar de tantas campanhas e movimentos políticos, Chico quer utilizar sua experiência para disputar um cargo legislativo: ele é pré-candidato a deputado estadual em São Paulo. Entre suas principais propostas, cita a defesa dos direitos civis e de atividades voltadas à sustentabilidade, como o descarte correto de resíduos e a reciclagem.

“Hoje é muito comum você ver gente caindo de paraquedas, como cantores e atores que são candidatos e entram na política apenas para ganhar dinheiro. Eu sempre fui militante, tenho história partidária e isso faz a diferença. Quero ouvir e representar o povo de verdade”, afirma.