A chuva que atingiu a Grande São Paulo neste fim de semana não foi suficiente para evitar nova diminuição no nível do Sistema Cantareira, conforme reportagem publicada nesta segunda-feira (3) no site G1.
Segundo o texto, aliada a obras de captação, a chuva contribuiu para aumentar o nível do Sistema Alto Tietê, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
O Alto Tietê, que atende 4,5 milhões de pessoas, registrou chuvas na sexta, no sábado e no domingo. Na sexta-feira, o índice estava em 6,6%. No sábado, ele saltou para 8,9%. No domingo, o nível do sistema se manteve em 8,9%. Sem novas chuvas, o índice voltou a cair nesta segunda, regredindo para 8,8%.
O Sistema Alto Tietê, a exemplo do Cantareira, tem disponível uma reserva técnica (volume morto) a ser explorada. Porém, a Sabesp não informou a previsão para o início da captação da água do fundo dos reservatórios nem a quantidade de litros que compõem o volume morto do Alto Tietê.
As represas do Sistema Cantareira, que abastecem 6,5 milhões de pessoas na Grande São Paulo, registraram uma nova queda e estava com 11,9% de sua capacidade nesta segunda-feira (3). O valor considera a segunda cota da reserva técnica conhecida como volume morto. Neste domingo, (2) o sistema operava em 12,1%.