Redação Scriptum com assessoria de imprensa
Itupeva, município de 63 mil habitantes da região de Jundiaí, interior do Estado de São Paulo administrada por Marcão Marchi, do PSD, será uma das cidades beneficiadas por um projeto inovador: a primeira ciclovia de longa distância implementada no canteiro central da Rodovia dos Bandeirantes, que juntamente com a Rodovia Anhanguera forma o principal corredor de acesso da Capital para o interior.
O projeto da Ciclovia dos Bandeirantes foi lançado na manhã da última quinta-feira (10), em solenidade da qual participaram prefeitos da região, entre os quais Marcão Marchi, e o governador João Dória. A maior e mais completa ciclovia do País terá aproximadamente 57 quilômetros de extensão, localizada entre São Paulo e Itupeva, até o Distrito Turístico Serra Azul, que é formado também, pelas cidades de Jundiaí, Louveira e Vinhedo.
“A Ciclovia dos Bandeirantes é um presente para a nossa região, será grande opção para o esporte, o lazer e também a mobilidade”, afirmou o prefeito Marcão Marchi.
Obras
Com prazo de 18 meses, o início das obras está previsto para maio próximo. A execução das obras da nova ciclovia ficará a cargo da concessionária CCR AutoBan, integrante do Programa de Concessões Rodoviárias, sob regulação da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).
O objetivo da iniciativa é melhorar a mobilidade entre a Região Metropolitana de São Paulo, a região de Jundiaí e demais municípios às margens das rodovias Bandeirantes e Anhanguera, permitindo a utilização – com melhores condições de segurança – da bicicleta em deslocamentos de trabalho, esporte, lazer e turismo.
O valor estimado apresentado pelo projeto funcional é de R$ 219 milhões. No trecho da SP-348, o projeto funcional prevê a construção de uma ciclovia totalmente segregada da rodovia – entre os quilômetros 13 e 71 da Rodovia dos Bandeirantes (Shopping SerrAzul), em trechos do canteiro central e do gramado lateral. As intervenções incluem novos elementos de segurança, acesso controlado de entrada e saída, pontos de apoio, barreiras rígidas e novas sinalizações, horizontal e vertical.
O projeto prevê ainda a instalação de seis passarelas para transposição na rodovia – que permitirão que o ciclista possa acessar a ciclovia sem a necessidade de atravessar a estrada. Também serão viabilizados sete pontos de apoio, com acesso aos postos de serviços, e a nova sinalização de alerta aos usuários.