Redação Scriptum com Prefeitura de Nova Odessa
O prefeito de Nova Odessa, Claudio José Schooder, o Leitinho (PSD), assinou nesta sexta-feira (24) as ordens de serviço para a troca da tubulação em 7,2 mil metros da rede de distribuição de água no município. Os documentos foram assinados em cerimônia realizada na sede da Coden Ambiental, empresa responsável pelo saneamento básico na cidade da Região Metropolitana de Campinas, no interior de São Paulo, que comemora 119 anos.
Os serviços serão executados no Jardim São Manoel e nos setores industriais Recanto e Eneides, com investimento de R$ 3,5 milhões. Desse total, R$ 2,4 milhões são do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO). O restante será custeado pela Coden Ambiental. “É um momento histórico. Nova Odessa completa 119 anos, mas quem está ganhando o presente é a população, em especial as empresas do Recanto e Eneides. Essa troca da rede vai garantir menos perda de água e mais segurança hídrica para todos”, ressaltou o prefeito.
As redes vão receber tubos de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), mais resistentes à pressão e aos desgastes causados pelo fluxo constante de água. O município é reconhecido na região por ter um dos índices mais baixos de perda de água, de apenas 28%. “Reduzindo as manutenções das redes, estaremos evitando ao máximo as interrupções no abastecimento de água para a população”, lembrou o diretor técnico da Coden, Rean Gustavo Sobrinho.
Atualmente, o serviço de abastecimento de água atende 100% da população de Nova Odessa, por meio de uma rede de distribuição de 295 quilômetros. As obras no Jardim São Manoel e nos setores industriais vão elevar de 76,4 Km para 83,4 km os trechos da rede que já foram substituídos por PEAD. O restante da tubulação é de PVC.
No Jardim São Manoel, os serviços devem terminar em três meses. No distrito industrial, o prazo previsto para a conclusão dos trabalhos é de seis meses.