Em reunião com o ministro André de Paula, o prefeito Mateus Silva (PSD) conquistou veículos e melhores condições de trabalho para os pescadores do município

O ministro André de Paula e o prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva.

 

 

Edição Scriptum com Prefeitura de Caraguatatuba

 

O prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva (PSD), foi recebido no gabinete do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, também filiado ao partido, que garantiu melhorias para pescadores do município de 141 mil habitantes do litoral Norte de São Paulo. Mateus cumpriu agenda em Brasília nesta semana para reestruturar dois convênios que estavam paralisados desde 2023. Os acordos preveem a destinação de dois caminhões e cinco triciclos, veículos que serão fundamentais no apoio à logística da pesca e da agricultura na cidade. Durante o encontro com o ministro, também foi revisado um convênio que previa a aquisição de embarcações. A prefeitura optou por dois barcos menores em substituição à única embarcação de grande porte que estava prevista no projeto original.

O prefeito também apresentou a André de Paula o projeto de modernização e reforma dos entrepostos de pesca artesanal das comunidades do Porto Novo, Camaroeiro e Cocanha. “A pesca artesanal é uma das principais atividades econômicas do nosso município. Garantir melhores condições de trabalho para os pescadores é uma prioridade da nossa gestão”, afirmou Mateus Silva.

A regulamentação do período de defeso foi outro assunto discutido no encontro. O governo municipal defende que, durante a restrição para a captura do camarão, os pescadores tenham a possibilidade de atuar na pesca de outras espécies, como lulas e peixes, evitando impactos negativos para a categoria. “O defeso é essencial para a preservação das espécies, mas não podemos deixar nossos pescadores sem alternativa de trabalho. Pleiteamos essa flexibilização para garantir que a comunidade pesqueira continue gerando renda e consiga sustentar suas famílias”, ressaltou o prefeito.