
Programa Arboriza São José é composto por uma série de ações para a modernização e preservação do patrimônio arbóreo, como o plantio de mudas e a educação ambiental
Edição Scriptum com Prefeitura de São José dos Campos
São José dos Campos — município do interior do Estado de São Paulo governado pelo prefeito Anderson Farias (PSD) — conquistou, pelo sexto ano consecutivo, o selo internacional do programa Tree Cities of The World. Promovido desde 2019 pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação e pela Fundação Arbor Day, organização americana sem fins lucrativos, o prêmio reconhece as cidades que valorizam a arborização urbana. O reconhecimento internacional evidencia o trabalho realizado pelo programa Arboriza São José, composto por uma série de ações para a modernização e preservação do patrimônio arbóreo, como o plantio de mudas, o diagnóstico preventivo das árvores localizadas em vias públicas e a educação ambiental.
O programa também realiza a digitalização e a integração de bancos de dados sobre o tema, incluindo a possibilidade de o morador de São José dos Campos acessar todas as espécies cadastradas no portal Geosanja, além de consultar informações por meio de um sistema de QR Code fixado nas árvores.
A premiação do Tree Cities of The World é concedida no momento em que São José dos Campos já concluiu a meta de cadastramento de 80 mil árvores na cidade com sistema de QR Code. Nesta semana foi encerrado o cadastramento de 80.100 árvores, mas a ação vai continuar e deve atingir cerca de 90 mil.
O Plano Municipal de Arborização Urbana iniciou o cadastramento das árvores em junho de 2020. Até 2029, deverão ser plantadas mais 55 mil árvores no município.