
São José dos Campos: 8,85 pontos em uma escala que vai até 10
Edição Scriptum com Prefeitura de São José dos Campos
Administrada pelo prefeito Anderson Farias (PSD), São José dos Campos é a cidade mais feliz do Estado de São Paulo e a segunda colocada em ranking nacional divulgado pela revista ‘Bula’, referência no jornalismo cultural brasileiro. Baseado em critérios estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), o levantamento reúne as 50 cidades mais felizes do País. Em uma escala de 1 a 10, o município obteve 8,85 pontos. Na região do Vale do Paraíba, no interior paulista, apenas São José e Taubaté, que ficou em 35º lugar, foram citados na lista. A primeira colocação no ranking nacional foi conquistada por Joinville, em Santa Catarina, com 8,91 pontos, seguida por Curitiba, capital do Paraná (8,84). A relação completa das cidades pode ser conferida aqui.
O estudo adaptou à realidade brasileira os critérios do World Happiness Report (em português, Relatório Mundial da Felicidade), elaborado pela ONU, que avalia a qualidade de vida nas principais nações do mundo. A análise foi realizada com base nos indicadores de bem-estar social, saúde, educação e segurança.
O relatório ressalta que São José é “um polo tecnológico e industrial, abrigando importantes centros de pesquisa e empresas de alta tecnologia. A cidade se destaca por sua infraestrutura urbana, a qualidade dos serviços públicos e as iniciativas voltadas para a sustentabilidade, proporcionando uma elevada qualidade de vida aos seus moradores.”
A pesquisa abordou seis variáveis centrais, como PIB per capita, expectativa de vida saudável, apoio social, liberdade para fazer escolhas de vida, generosidade e percepção de corrupção. A metodologia atribuiu notas para cada cidade em 12 dimensões, com pesos equilibrados para evitar a supervalorização de aspectos exclusivamente econômicos. Cidades que se destacaram, simultaneamente, em fatores como longevidade, acesso à cultura, ambiente limpo, planejamento urbano e confiança institucional alcançaram as melhores posições.