A gestão do presidente nacional do PSD criou sites para dar visibilidade às obras, contratos, ações e salários de servidores da administração, como o “Portal da Transparência”, “De Olho na Obra” e o “Zelando pela Cidade”.

 

 

Portal da Transparência foi lançado em 2009 pela gestão Kassab

Portal da Transparência foi lançado em 2009 pela gestão Kassab

A gestão de Gilberto Kassab à frente da Prefeitura de São Paulo (2006-2012) foi marcada pela coragem de dar transparência à vida financeira da administração municipal e permitir o fácil acesso aos dados para todos os cidadãos.

Com esse objetivo, a gestão Kassab criou sites no portal da Prefeitura para dar visibilidade às obras e ações da administração, como o “Portal da Transparência”, “De Olho na Obra” e o “Zelando pela Cidade”. E houve ainda iniciativas como a Nota Fiscal Eletrônica de Serviços e o Habite-se Eletrônico, que também contribuíram para a transparência da gestão pública.

Kassab reforçou a Corregedoria-Geral do município, dando estrutura para o órgão atuar no combate às irregularidades cometidas na gestão, também teve papel fundamental nesse processo.

Por esse pioneirismo na transparência pública, Kassab foi homenageado pela Câmara dos Deputados com o Prêmio Transparência e Fiscalização Pública, em novembro de 2012.

O então prefeito enfrentou forte resistência para implantar suas iniciativas.  Foram 967 ações judiciais contra as medidas. Mas o Supremo Tribunal Federal reconheceu o mérito da iniciativa.

Abaixo, um resumo de cada uma dessas ações:

Portal Transparência: Em 2009, Kassab abriu as mais importantes informações sobre a administração pública na internet e tornou possível consultar os salários dos quase 140 mil funcionários públicos, inclusive os do prefeito, secretários e ocupantes de cargos de confiança. Essa medida teve grande importância para todo o País, porque incentivou os parlamentares a lutar pela criação da Lei Federal de Acesso à Informação, aprovada depois pelo Congresso Nacional. Essa lei permite ao cidadão ter acesso a todas as informações produzidas pelos governos brasileiros em quase todas as esferas.

O cidadão também pode verificar os resultados de auditorias realizadas pela Secretaria de Finanças, sanções e vetos do prefeito a projetos de lei aprovados pela Câmara, dados sobre dívida consolidada e contratos de prestação de serviços, massa de informações que eram de difícil acesso.

De Olho na Obra: Permitiu ao cidadão verificar, pela internet, se uma obra tinha todas as licenças de execução necessárias.

Zelando Pela Cidade: Informações sobre o estágio de execução dos serviços de zeladoria, como varrição, coleta de lixo, limpeza de bueiros e de bocas-de-lobo.

Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (Nota Fiscal Paulistana): A medida acabou com a emissão de notas fiscais em papel na cidade e facilitou a vida dos donos de empresas, que passaram a enfrentar menos burocracia e deixaram de ter o custo de impressão dos talões de nota. Com ela, a receita do município sofreu um grande impacto, com fiscalização mais transparente e objetiva, dificultando a corrupção.

Habite-se Eletrônico: Permitiu a emissão deste documento, que atesta a conclusão da obra, via internet, sem que o contribuinte precise ir pessoalmente à Subprefeitura para solicitar a sua emissão. Por esse meio, o documento sai em 24 horas, sendo que antes o prazo era de meses ou até anos.​