
O prefeito Rômulo Rippa: programa busca disseminar a cultura empreendedora para instituições formais de ensino fundamental
O prefeito de Porto Ferreira (SP), Rômulo Rippa, do PSD, assinou termo de parceria com o Sebrae-SP para a implementação no município do Programa de Educação Empreendedora, que oferece novas práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida pessoal, profissional e social.
A educação empreendedora incentiva que o aluno busque o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. O principal objetivo do JEPP (Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos) é a disseminação da cultura empreendedora para instituições formais de ensino fundamental, a fim de despertar e fortalecer o espírito empreendedor por meio de incentivo aos comportamentos empreendedores, possibilitando uma nova consciência de trabalho na comunidade escolar e incentivando aos alunos a busca da inserção no mercado de trabalho com uma postura empreendedora ou a criação de negócios próprios.
Dessa forma, a educação deve atuar como transformadora deste aluno e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.
Assim, o ambiente da aprendizagem deve propiciar que o aluno, por meio de atividades e brincadeiras, assuma riscos calculados, tome decisões e perceba ao seu redor oportunidades, mesmo em situações inovadoras.
O perfil do professor da educação empreendedora deve ser o de mediador de descobertas do grupo. Para tanto, sua prática necessita interagir com as diferentes formas de aprendizagem, contribuir para um ambiente inovador, respeitar os estilos individuais e do grupo, acolher a realidade e o interesse da região, estimular a autonomia, a argumentação e a criação, propiciando que todos alcancem os objetivos.
Ressalta-se que o fazer empreendedor nas instituições escolares é um fazer social e econômico também para a região, Estado ou país onde está inserido, uma vez que o ambiente e a prática da aprendizagem ultrapassam naturalmente as paredes escolares, envolvendo as pessoas da comunidade em questão.
A metodologia é vivencial e semiaberta e baseia-se em novos paradigmas, de forma a se pensar o empreendedorismo em um sentido amplo, sistêmico e sustentável, valorizando a cultura da cooperação, a inovação, a ecossustentabilidade, a ética e a cidadania.
O tema proposto para cada ano é adequado à faixa etária correspondente, bem como os jogos, dinâmicas grupais, exercícios e pesquisas intra e extraclasse.