Entrega de 704 moradias nos bairros Baleia Verde e Maresias deve começar ainda este ano

Em visita técnica, o governador e o secretário Marcelo Branco acompanharam o andamento das obras

Redação Scriptum com Portal do Governo de SP

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, visitaram na sexta-feira (27) os primeiros prédios com estrutura finalizada nos bairros Baleia Verde e Maresias, em São Sebastião. A inspeção fez parte das ações do programa Gabinete 3D, realizado pelo governo estadual no município do litoral Norte do Estado. O nome do projeto faz referência à gestão “3D” exercida pelo governador, que busca promover o “desenvolvimento, o diálogo e a dignidade”.

As obras das 704 habitações, que estão em fase de conclusão, vão atender as famílias afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o município em fevereiro deste ano. Até o final de 2023, o Estado deve iniciar a entrega das moradias, que receberam um investimento de cerca de R$ 260 milhões. “Uma das coisas que me tocaram durante os trabalhos em São Sebastião foi o depoimento de um rapaz que, depois de ter perdido tudo, me perguntou se ganharia uma casa nova. E eu disse a ele que uma casa nova seria entregue pelo governo do Estado. E, antes do próximo período de chuvas, essas casas serão entregues. Isso mudou nossa forma de encarar a política de habitação. Mostrou que precisamos agir rápido e atender quem está nas áreas de risco”, disse Tarcísio.
Os trabalhos são coordenados pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CHU) e foram divididos em duas etapas. Na primeira ocorreu a urbanização dos lotes. A segunda fase está em andamento desde junho, com a edificação das moradias.

Todas as famílias vão receber os imóveis com geladeira, fogão, micro-ondas, lavadora e tanquinho, além de camas para casais e solteiros com colchões e cobertores. “Fizemos um amplo trabalho aqui em São Sebastião, identificamos terrenos seguros e estamos fazendo dois empreendimentos em tempo recorde. As edificações têm menos de seis meses e são um exemplo de tecnologia e agilidade que atraiu a atenção de missões internacionais”, disse Marcelo Branco.
Apartamentos e casas

O conjunto de Maresias terá 186 apartamentos de 44 metros quadrados, com dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro. Construído em uma área de 11,7 mil metros quadrados, o residencial contará com dois centros de apoio aos condôminos.

O empreendimento no bairro Baleia Verde terá 518 unidades habitacionais, em uma área de 39,3 mil metros quadrados. Esse conjunto será composto por 30 prédios de quatro pavimentos e 20 casas térreas, com 18 unidades adaptadas para pessoas com deficiência e quatro centros de apoio ao condomínio. Cada moradia terá 41 m