O deputado estadual Coronel Camilo, pelo PSD, acredita que a união de esforços entre o governo federal e os governos dos estados para a sistematização de operações conjuntas de forças policiais na guerra contra o crime é muito importante.
Em entrevista ao Jornal da Gazeta, o deputado disse que a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que prevê a ampliação das responsabilidades do governo federal na questão da segurança pública mostra que a União está se preocupando com o tema, mas que cada esfera tem um papel diferente a desempenhar. “O governo federal deve cuidar das fronteiras, que é por onde entram drogas e armas, e precisar dar meios, como investimento e informação, para que o Estado possa trabalhar”, disse ele. “Já o governo municipal deve trabalhar na prevenção primária, pois um ambiente desorganizado favorece a proliferação do crime”, afirmou.
Segundo Camilo, o ideal é unir as três esferas – federal, estadual e municipal – na troca de informações, no trabalho de inteligência para agir antecipadamente e evitar ações criminosas. O deputado ressaltou ainda que a participação do cidadão e a valorização dos policiais são fundamentais para melhorar a segurança pública nos Estados.
Veja aqui a entrevista completa.