Gestão do prefeito Rogério Franco (PSD) instalou 1.300 câmeras nas unidades de ensino do município da Grande São Paulo

As câmeras estão espalhadas por todas as dependências das unidades escolares.

 

 

Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cotia

 

A gestão do prefeito de Cotia, Rogério Franco (PSD), instalou um sistema de videomonitoramento, composto por 1.300 câmeras, em todas as escolas da rede municipal. Além do monitoramento interno, as unidades de ensino da cidade de 257 mil habitantes da Grande São Paulo ganharam um totem na parte externa. O totem conta com cinco câmeras e um botão de emergência, que funciona como um rádio comunicador com conexão direta com a equipe do Centro de Controle Operacional (CCO).

As câmeras estão espalhadas por todas as dependências das unidades escolares. “O número de câmeras foi definido de acordo com o tamanho e com a necessidade de cada escola. O objetivo é manter todas as áreas monitoradas. Aumentamos a segurança dos alunos e dos funcionários. A população do entorno também se beneficia, pois os totens registram imagens da área externa”, explica o prefeito.

As imagens do sistema de videomonitoramento são acompanhadas por uma equipe de segurança no Centro de Comunicação Operacional (CCO), que funciona 24h por dia, inclusive nos finais de semana e feriados. O CCO está equipado com 30 telas e 10 monitores de mesa, que transmitem em tempo real tudo o que está acontecendo nas escolas.

Além disso, foram implantados sensores de presença nas câmeras, para auxiliar na detecção de movimento dentro das escolas. “Qualquer movimentação no horário em que a escola estiver fechada vai acionar um alarme no Centro de Comunicação. A tela vai começar a piscar e isso vai agilizar a identificação do que está acontecendo e o acionamento da Guarda Civil”, garante o secretário municipal de Educação, Luciano Corrêa.

Ainda segundo Corrêa, desde que os equipamentos começaram a funcionar, não houve registro de arrombamentos em escolas municipais. “Não tivemos mais ocorrências. Isso mostra que o investimento vale a pena. Caso ocorra alguma invasão, a resposta será rápida e assertiva”, destacou o secretário.