Governo do prefeito Rogério Franco (PSD) facilita o acesso das moradoras da cidade à mamografia e ao exame de papanicolau. Horário de funcionamento das unidades de saúde também foi estendido

 

 

Redação Scriptum com Prefeitura de Cotia

 

Em função da campanha nacional Outubro Rosa, o governo do prefeito de Cotia, Rogério Franco (PSD), ampliou a oferta no município da Grande São Paulo de exames preventivos como mamografia, que detecta o câncer de mama, e papanicolau, que identifica doenças como o câncer de colo de útero. Até o fim deste mês, mulheres entre 40 e 69 anos de idade podem ir à unidade básica de saúde mais próxima de suas residências para agendar a mamografia sem pedido médico. Além disso, o horário de funcionamento em diversas unidades será estendido. Mais informações podem ser conferidas aqui.

O Ministério da Saúde preconiza que o papanicolau seja realizado, prioritariamente, em mulheres entre 25 e 69 anos de idade. Em Cotia, o exame pode ser feito por moradoras de qualquer faixa etária, sem pedido médico ou agendamento. Para realizar a coleta do exame, a mulher deve estar há pelo menos dois dias sem relação sexual, não fazer duchas e não usar medicamentos vaginais e anticoncepcionais nas 48 horas anteriores ao procedimento. “O Outubro Rosa é uma das campanhas de saúde mais conhecidas no mundo. É o momento em que nós reforçamos os trabalhos que já são realizados o ano todo em busca do diagnóstico precoce. Quanto antes for identificado o câncer, maior a chance de cura”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Magno Sauter.