Iniciativa faz parte do projeto Quebrando Barreiras, lançado pela gestão do prefeito Rogério Franco (PSD)

O prefeito Rogério Franco: “Elas (crianças) vão poder ler, identificar pessoas próximas e ter autonomia e segurança em suas rotinas”

 

Redação Scriptum com Prefeitura de Cotia

 

O prefeito de Cotia, Rogério Franco (PSD), participou nesta terça-feira (22) da entrega de leitores ópticos com tecnologia de inteligência artificial para crianças cegas ou com baixa visão. A atividade foi a primeira do programa Quebrando Barreiras, lançado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o Fundo Social de Solidariedade. “É um programa que vem ao encontro das necessidades destas pessoas no dia a dia. Elas vão poder ler, identificar pessoas próximas e ter autonomia e segurança em suas rotinas. Estou muito feliz em ser prefeito neste momento em que estamos proporcionando essa qualidade de vida para essas crianças e suas famílias”, destacou Rogério Franco.

A primeira edição do Quebrando Barreiras vai beneficiar 14 crianças e jovens de até 18 anos de idade. Cada participante receberá um kit com dispositivo de leitura, óculos, presilhas, nécessaire e um cordão de segurança. O dispositivo poderá ser acoplado aos óculos de grau já usados por jovens com baixa visão.

Mãe de Maria Eduarda, de 13 anos, a beneficiária Lilian Marques elogiou a iniciativa da prefeitura. “Ela é cega e estava muito ansiosa desde que soube do programa, foi pesquisar na internet para saber como era o aparelho. Só tenho a agradecer, estou muito feliz. É um aparelho caro, eu não poderia comprar, e hoje a minha filha está ganhando”, disse Lilian.