Prefeito Rogério Franco (PSD) diz que seu objetivo é usar “todos os recursos possíveis para tornar os serviços públicos mais modernos e tecnológicos”

 

O secretário Raphael Camargo (de camisa azul) explicou que todas as ocorrências registradas desde 1º de janeiro de 2019 serão digitalizadas.

 

Em Cotia, município de cerca de 244 mil habitantes da Região Metropolitana de São Paulo, a gestão do prefeito Rogério Franco (PSD) informatizou o sistema de registro de ocorrências e relatórios da Defesa Civil. A medida tem como objetivo garantir mais eficiência na consulta de imagens e dados e no mapeamento de áreas de risco.

“Ainda no primeiro ano de governo (em 2017), informatizamos o sistema de distribuição de medicamentos, criamos o prontuário eletrônico de pacientes, informatizamos as unidades básicas de saúde, lançamos o aplicativo da Saúde e ampliamos os pontos de wi-fi gratuito. Agora informatizamos a Defesa Civil. Esta gestão lançará mão de todos os recursos possíveis para tornar os serviços públicos mais modernos e tecnológicos”, destacou o prefeito.

A criação do sistema contou com sugestões dos próprios agentes do órgão. A Secretaria Municipal de Gestão Estratégica e Inovação (SGEI) também entregou seis telefones celulares para a Defesa Civil, um para cada equipe. Com os aparelhos, os agentes poderão fazer fotos e alimentar o sistema com imagens e informações para a abertura de chamados de ocorrências.

O secretário Raphael Camargo explicou que todas as ocorrências registradas desde 1º de janeiro de 2019 serão digitalizadas. “A Defesa Civil terá, de modo rápido e prático, os mapeamentos e cruzamentos de informações, com um banco de imagens que permitirá confrontar imagens de um local de risco, por exemplo, em períodos diferentes. Além disso, quem abrir o chamado receberá o número do protocolo na hora.”

O coordenador da Defesa Civil, Lincoln Júnior, comemorou a implantação do sistema. “Estamos saindo da Idade da Pedra. O prefeito Rogério Franco tem investido muito em tecnologias que facilitam o serviço público e desta vez a Defesa Civil foi contemplada. Esse sistema vai ajudar muito”.