A Prefeitura de São Paulo inaugura nesta quinta-feira novos pontos de empréstimo de bicicletas do programa Bike Sampa, criado durante a gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab, junto a terminais de ônibus. Os cinco pontos de aluguel ficam próximos aos terminais de ônibus Amaral Gurgel, Princesa Isabel, Pedro II, Bandeira e Pinheiros. As informações são do jornal Estado de S. Paulo.
As novas estações permitirão maior integração entre diferentes modais, permitindo que os usuários do transporte público, como ônibus, trens e metrô, utilizem as bicicletas para completar seus deslocamentos. Quando foi criado, o objetivo já era instalar as estações perto de terminais de ônibus e estações do Metrô e em locais com estrutura cicloviária existente.
Inaugurado em maio de 2012, o projeto de compartilhamento de bicicletas é gratuito, desde que o empréstimo seja de até uma hora. Para não pagar, o usuário deve devolver a bicicleta numa das estações de empréstimo e aguardar 15 minutos antes de retirar uma bike mais uma vez, em qualquer estação. Se não devolver em uma hora, há cobrança de R$ 5 por hora excedente.
Ao final de 2012, havia 72 estações na capital, com 720 bicicletas disponíveis. O projeto era, até o final de 2014, ter 300 estações. Hoje são 168. Para utilizar o serviço é necessário fazer o cadastro no site bikesampa.com, com o número de um cartão de crédito e do Bilhete Único, caso queira usá-lo para retirar a bicicleta.
Também é possível fazer o empréstimo com o uso de aplicativos no celular, chamado Bike Sampa, ou ligando para o telefone 4003-6055 e informando o número da estação e a posição da bicicleta que deseja retirar.