Programa de compartilhamento de bikes foi lançado em 2012 e contava, até o final daquele ano, com 72 estações e 720 bicicletas à disposição. O projeto é gratuito, desde que o empréstimo da bicicleta seja de até uma hora.

 

Gilberto Kassab, então prefeito de São Paulo, no lançamento do Bike Sampa em maio de 2012

Gilberto Kassab, então prefeito de São Paulo, no lançamento do Bike Sampa em maio de 2012

A Prefeitura de São Paulo inaugura nesta quinta-feira novos pontos de empréstimo de bicicletas do programa Bike Sampa, criado durante a gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab, junto a terminais de ônibus. Os cinco pontos de aluguel ficam próximos aos terminais de ônibus Amaral Gurgel, Princesa Isabel, Pedro II, Bandeira e Pinheiros. As informações são do jornal Estado de S. Paulo.

As novas estações permitirão maior integração entre diferentes modais, permitindo que os usuários do transporte público, como ônibus, trens e metrô, utilizem as bicicletas para completar seus deslocamentos. Quando foi criado, o objetivo já era instalar as estações perto de terminais de ônibus e estações do Metrô e em locais com estrutura cicloviária existente.

Inaugurado em maio de 2012, o projeto de compartilhamento de bicicletas é gratuito, desde que o empréstimo seja de até uma hora. Para não pagar, o usuário deve devolver a bicicleta numa das estações de empréstimo e aguardar 15 minutos antes de retirar uma bike mais uma vez, em qualquer estação. Se não devolver em uma hora, há cobrança de R$ 5 por hora excedente.

Ao final de 2012, havia 72 estações na capital, com 720 bicicletas disponíveis. O projeto era, até o final de 2014, ter 300 estações. Hoje são 168. Para utilizar o serviço é necessário fazer o cadastro no site bikesampa.com, com o número de um cartão de crédito e do Bilhete Único, caso queira usá-lo para retirar a bicicleta.

Também é possível fazer o empréstimo com o uso de aplicativos no celular, chamado Bike Sampa, ou ligando para o telefone 4003-6055 e informando o número da estação e a posição da bicicleta que deseja retirar.