![](https://psd-sp.org.br/wp-content/uploads/2017/02/Katiuscia-Leonardo.jpg)
A prefeita Katiuscia Leonardo
Para evitar aglomerações e combater a covid-19 em Cristais Paulista — município do interior do Estado de São Paulo — a gestão da prefeita Katiuscia Leonardo (PSD) tem adotado uma série de medidas restritivas, entre elas a implantação de barreiras sanitárias e a proibição da entrada de ciclistas esportivos na cidade até o próximo dia 14.
De acordo com a Prefeitura, o município, que tem população estimada em oito mil habitantes, chega a receber 1.500 ciclistas nos finais de semana. Os esportistas saem de cidades como Franca, Restinga e Patrocínio Paulista para pedalar nas estradas da região e param no centro de Cristais Paulista.
A proibição aos ciclistas foi estabelecida por meio do decreto municipal 2.859. “Temos enfrentado um problema muito grande, que é a aglomeração. Muitos ciclistas param na praça central, ou até mesmo em frente à Prefeitura, para descansar e conversar. Nesse momento, ficam sem nenhum tipo de proteção. Eles montam em suas bicicletas e vão embora. Essa postura aumenta muito o risco de infecção humana pelo coronavírus”, destacou a prefeita, também reconhecida pela atuação como médica.
As barreiras sanitárias foram instaladas nas duas entradas da cidade. Nesses locais, funcionários da Prefeitura aferem a temperatura dos motoristas, fornecem máscaras e dão orientações para a prevenção à doença.
Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela administração nesta segunda-feira (6), Cristais Paulista já registrou 11 casos de covid-19 e 10 pacientes ainda aguardam os resultados de exames laboratoriais. Não há registro de morte provocada pela doença na cidade.