Assuntos debatidos no encontro irão pautar o encontro da Frente Nacional de Prefeitos, que acontece em Brasília a partir desta segunda-feira (28).

DV-SAÚDEA prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (PSD), participou nesta sexta-feira (25) de um encontro com mais de 90 secretários municipais de Saúde na Associação Comercial e Industrial (ACIRP) da cidade. O evento recebeu os responsáveis pelas pastas dos municípios das regiões de Ribeirão, São Carlos, Araraquara, Barretos e Franca. O objetivo foi debater soluções e projetos para o desenvolvimento do setor.

O principal tema discutido na reunião foi a falta de médicos no Brasil. O assunto também vai pautar o encontro da Frente Nacional de Prefeitos, que acontece em Brasília a partir desta segunda-feira (28). Atualmente, no Brasil, há 1,8 médico para cada 1.000 habitantes. Em outros países da América do Sul, como a Argentina e o Uruguai, há 3 e 3,6 médicos para cada 1.000 habitantes, respectivamente. Na Rússia, essa proporção alcança a marca de 4,4 médicos para cada 1.000 pessoas.

“É muito importante debater esse tema e, principalmente, a falta de médicos. Pediatria, emergência, clínica geral, psiquiatria e ginecologia estão entre as maiores necessidades no País. Em Ribeirão, vivemos um momento de crescimento e desenvolvimento e é fundamental que a estrutura na Saúde também seja crescente. Tenho trabalhado muito para isso”, afirmou Dárcy Vera.

No encontro foram determinados temas que devem ser levados ao Governo Federal. Criar mais vagas nos cursos de graduação em medicina, aumentar o número de vagas nas residências públicas, instituir o serviço civil obrigatório para os alunos de medicina das universidades públicas, fortalecer e incluir prefeitos e prefeitas nas mesas de negociação do SUS (Sistema Único de Saúde) e ampliar o repasse do SUS aos municípios foram algumas das sugestões dos prefeitos e secretários de Saúde. Todas essas informações serão encaminhadas para Brasília.

“Conseguimos levantar temas importantes que serão repassados ao Governo Federal. Foi uma reunião muito produtiva. Tenho certeza de que todos os municípios poderão colher frutos desse encontro”, disse a prefeita de Ribeirão Preto.