Sistema idealizado pela gestão do prefeito Antônio Takashi Sasada, do PSD, começou a operar esta semana

 

A parceria da Guarda Municipal garantiu a organização do local e melhor fluxo dos veículos até o ponto da coleta.

 

O Departamento de Saúde de Paraguaçu Paulista, município de 45 mil habitantes da região Oeste do Estado de São Paulo, colocou em operação o sistema de drive thru para a coleta de exame do tipo Swab para detectar a covid-19. A operação pretende garantir agilidade no diagnóstico da doença.

A coleta vem sendo feita no Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA). A parceria da Guarda Municipal, determinada pelo prefeito Antônio Takashi Sasada, do PSD, garantiu a organização do local e melhor fluxo dos veículos até o ponto da coleta.

Tanto a distribuição de senhas quanto os testes são realizados sem a pessoa sair de dentro do carro. A coleta de amostra é feita por meio do procedimento swab, que consiste na introdução de um cotonete longo e de haste flexível no nariz ou boca, para a coleta de secreções da mucosa mais internas das vias respiratórias.

Os agendamentos para a coleta são feitos nas unidades de saúde por pacientes que estão entre o terceiro e sétimo dia de sintomas. “O sistema deu praticidade e agilidade, além de preservar a segurança do paciente e da equipe porque evita aglomeração”, ressalta Cíntia Funabashi, coordenadora do SAE/CTA.