​Partido elegeu os senadores Omar Aziz e Otto Alencar (foto) e teve votos em todos os Estados

O PSD teve votos em todas as 27 unidades da federação nas eleições de 5 de outubro, sendo que Bahia, Santa Catarina e São Paulo foram, respectivamente, os Estados onde obteve as maiores votações. O Rio de Janeiro teve o maior número de candidatos eleitos, com 6 deputados federais e 8 estaduais. O PSD elegeu deputados federais em 17 Estados e estaduais em 23 unidades da federação.

Só na Bahia foram 4,64 milhões de votos, que permitiram eleger um senador (Otto Alencar), 4 deputados federais e 8 estaduais. Em Santa Catarina, onde o PSD reelegeu o governador Raimundo Colombo no primeiro turno, foram 2,96 milhões de votos, com 3 deputados federais e 8 estaduais. Em São Paulo, foram 2,87 milhões de votos, com 5 deputados federais e 4 estaduais eleitos.

Para o cientista político Rogério Schmitt, autor do livro Partidos políticos do Brasil: 1945-2000 (Jorge Zahar Editor, 2000), o desempenho do PSD foi surpreendente. “Salvo engano, é a primeira vez na história brasileira recente em que, já na sua primeira eleição geral, um partido consegue resultados tão positivos”. Segundo ele, “além de consolidar a sua posição de quarta maior legenda partidária – o mesmo resultado já obtido nas eleições municipais de 2012 – o PSD elegeu parlamentares (federais ou estaduais) em 23 dos 27 estados da federação”.

No total, o partido recebeu 21,7 milhões de votos em todo o País, mas esse número pode crescer, uma vez que, no Rio Grande do Norte, o candidato a governador Robinson Faria ainda disputará o segundo turno. Além disso, o PSD também estará presente na disputa em segundo turno no Distrito Federal e no Rio Grande do Sul, com os candidatos a vice-governador Renato Santana e José Paulo Cairolli.

Considerando apenas a votação para deputados federais, o Amazonas foi o Estado em que o partido teve o melhor desempenho em relação às demais legendas, sendo o mais votado, com quase 330 mil votos nominais ou na legenda. Com isso, o PSD amazonense elegeu dois representantes do Estado na Câmara Federal. Lá, o partido também elegeu o ex-governador Omar Aziz para o Senado.

Pelo mesmo critério (votação para deputados federais em relação às demais legendas), o PSD teve o segundo melhor desempenho nos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Bahia. No Mato Grosso e em Sergipe, o partido ficou na terceira colocação. Em outros 15 Estados, ficou entre os 10 maiores.