Secretário também pretende investir em telemedicina, resolver o problema da falta de leitos no Estado e reduzir o tempo de espera por cirurgias eletivas 

Eleuses Paiva: “Quero reiterar o meu entendimento de que o SUS é tripartite”

Redação Scriptum com Portal do Governo do Estado de São Paulo

A gestão do secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Eleuses Paiva, vai fortalecer as parcerias entre o governo estadual, a União e os municípios paulistas, além de investir em ferramentas digitais para a melhoria dos serviços oferecidos à população. “Quero reiterar o meu entendimento de que o SUS é tripartite. Temos que trabalhar juntos: Estados, municípios e União, para alcançarmos um SUS com serviços de qualidade e de forma oportuna. Estamos abertos ao diálogo e ao trabalho conjunto em prol da população de São Paulo”, destaca o secretário, uma das lideranças do PSD.

Entre os principais objetivos de Eleuses está a redução do tempo de espera dos pacientes por cirurgias, com a implantação de filas únicas e regionalizadas. A iniciativa seria adotada principalmente nos casos que necessitam de procedimentos oncológicos.

Outro investimento do secretário será feito na área da telemedicina. “Iremos investir em tecnologias digitais, fortalecendo a Atenção Primária em Saúde e a integração com as assistências de média e alta complexidade, promovendo assim a organização de redes assistenciais regionalizadas e hierarquizadas. Nosso objetivo é transformar o Estado em referência da saúde digital”, garante Eleuses.

O secretário vai trabalhar, ainda, para solucionar a falta de leitos em hospitais de alta complexidade. Segundo ele, atualmente há “sete mil leitos inativos dentro do Estado de São Paulo, ou por falta de custeio, o Estado não teve condições de custear adequadamente, ou por falta de recursos humanos.”

Perfil

Médico especializado em Medicina Nuclear e professor universitário, Eleuses foi presidente da Associação Médica Brasileira e da Associação Paulista de Medicina. Ex-deputado federal, ele também exerceu o cargo de vice-prefeito em São José do Rio Preto, município de 469 mil habitantes do interior paulista.