
O deputado Saulo Pedroso: “Medida é fundamental para proteger os turistas, preservar a imagem do Brasil como destino turístico confiável e promover um ambiente seguro”
Edição Scriptum com Agência Câmara
Duas propostas do deputado Saulo Pedroso (PSD-SP), que garantem maior segurança e inclusão de turistas estrangeiros que visitam o Brasil, foram aprovadas na Comissão de Turismo da Câmara.
A primeira cria o Disque-Turista, número específico para denúncias de golpes, exploração e outras violações contra visitantes no País (PL 1213/25). Hotéis, restaurantes e pontos turísticos serão obrigados a divulgar essa ferramenta em locais de fácil visualização ao público.
“Essa medida é fundamental para proteger os turistas, preservar a imagem do Brasil como destino turístico confiável e promover um ambiente seguro, em que todos possam desfrutar de suas viagens com tranquilidade”, disse.
Outra medida aprovada determina a criação de um cadastro nacional de intérpretes de língua e de sinais para auxiliar turistas estrangeiros e pessoas com deficiência auditiva (PL 1215/25). Esses profissionais serão reconhecidos oficialmente como aptos a prestar serviços para os turistas.
“O banco de intérpretes permitirá que turistas se comuniquem de maneira eficiente, tanto em situações cotidianas quanto em contextos críticos, como emergências médicas. É o compromisso do Brasil com os direitos humanos e com a promoção de uma sociedade mais justa e igualitária”, completa Saulo Pedroso.