Cidade deu início há três meses às operações de videomonitoramento, ajudaram a reduzir os delitos praticados nas áreas de cobertura dos equipamentos.
screenshot-itu.sp.gov.br 2015-04-22 14-23-59

Com um mês de operação do videomonitoramento na região central, os casos de furto caíram em mais de 50%

Iniciadas há menos de três meses, as operações de videomonitoramento na cidade de Itu, cidade administrada pelo prefeito Antônio Tuíze, do PSD, ajudaram a reduzir os delitos praticados nas áreas de cobertura dos equipamentos. Segundo o coronel Marco Antonio Augusto, secretário da pasta de Segurança, Trânsito e Transporte, com um mês de operação do videomonitoramento na região central, os casos de furto caíram em mais de 50% e, embora o mês de abril ainda não tenha terminado, comparando abril de 2014 com abril de 2015, os números caíram de 40 para 3 casos. Uma redução, até o momento, de 92,5%.

Outro exemplo da eficácia da operação inédita em Itu são as ações de combate ao vandalismo. No início do mês passado, um grupo de adolescentes foi flagrado pelo monitoramento pichando as paredes do Mercado Municipal e do comércio daquela região. “Nossas câmaras registraram o grupo vandalizando o mercadão e imediatamente acionamos a viatura mais próxima que chegou ao local a tempo de capturar os infratores”, lembra o coronel Marco Antonio.

O capitão Carneiro, comandante da Polícia Militar, recorda que o videomonitoramento foi de grande importância na solução de uma tentativa de roubo no bairro São Luiz. “Houve uma tentativa de roubo, mas o bando não teve sucesso e fugiu. A vítima acionou a PM e passou a descrição do carro. Com estes dados, a PM solicitou a colaboração da GCM para verificação das imagens de vídeo monitoramento daquela região. As imagens permitiram a identificação da placa do veículo, que foi cadastrado como placa de veículo suspeito”, lembra o capitão.

Na mesma noite, o bando retornou à cidade de Itu e, ao passar pelo portal, foi disparado um alarme acionando a GCM de Itu, a GCM de Salto e a PM. A ação resultou na prisão de três indivíduos.