Em encontro com lideranças regionais, presidente do PSD discutiu as dificuldades financeiras de Estados e Municípios.
Kassab em José Bonifácio: mais de 500 pessoas participaram do encontro.

Em 2012 o Governo Federal arrecadou R$ 327 bilhões em impostos no Estado de São Paulo, mas apenas 30 bilhões voltaram para o Estado. Por causa desta enorme diferença entre o que a economia paulista gera em tributos e o que recebe de volta para investir em seu desenvolvimento, o Estado vem sofrendo um grande empobrecimento nos últimos 30 anos. Este foi um dos exemplos citados pelo presidente nacional do Partido Social Democrático (PSD), Gilberto Kassab, ao defender que mais vigor por parte dos senadores paulistas na defesa dos interesses do Estado em Brasília.

Kassab esteve na noite desta sexta-feira (12) em José Bonifácio, região noroeste do Estado, onde participou de um encontro com lideranças políticas da região, coordenado pelo ex-prefeito da cidade, Celso Gaúcho, e pela presidente do diretório municipal do PSD, Jozelise Calgaro. Cerca de 500 pessoas participaram do evento.

“São Paulo, conhecido como a locomotiva do Brasil por causa de sua força produtiva, se enfraquece a cada momento. Enquanto isso, outros senadores estão firmes, vigorosos, lutando pelos seus Estados”, disse Kassab, citando como exemplo o Rio de Janeiro, estado que mobilizou o Congresso Nacional para aprovar regulamentação dos royalties do pré-sal; e o Amazonas, que atuou fortemente para renovar por mais 50 anos os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus.

Para o presidente do PSD, o atual sistema tributário é injusto. “Não queremos tirar recursos dos outros Estados, muito pelo contrário. Ficamos muito orgulhosos pois, com o nosso trabalho, contribuímos para tornar o Brasil mais igual. Mas não é certo permitir que nosso Estado fique mais pobre”, explicou Kassab. “Até porque, se São Paulo vai mal, o Brasil vai mal”, completou.

Kassab discursa ao lado da ex-deputada estadual Terezinha da Paulina e do prefeito Roberto Comeron.

Itapeva – As dificuldades financeiras de Estados e Municípios também foram o foco principal dos participantes de um encontro em Itapeva neste sábado (13), que também teve a presença de Kassab. ​”Nossas cidades vivem uma situação difícil e não temos quem nos defenda”, disse Roberto Comeron, prefeito de Itapeva, cidade da região Sudoeste do Estado de São Paulo. Cameron falava a mais de cem pessoas que se reuniram no Clube de Campo da cidade para recepcionar o ex-prefeito de São Paulo e presidente nacional do PSD. Entre as lideranças presentes, estava a ex-deputada estadual Terezinha da Paulina.

Foi um encontro de diversas lideranças políticas e moradores da região, em que os discursos focaram principalmente na expectativa de que os paulistas possam ter uma representação mais vigorosa no Senado da República.