Gestão de Pedro Bigardi (PSD) vem realizando intervenções no Centro Histórico da cidade do interior paulista e também nos bairros, com intervenções em praças e realização de eventos culturais.
Prefeito-visita-Obras-Esplanada-Monte-Castelo_c_12_G-720x524

Prefeito Pedro Bigardi visita obras da Esplanada Monte Castelo.

 

O prefeito Pedro Bigardi (PSD) segue revitalizando a região central de Jundiaí, sem deixar de lado a mobilidade e a importância histórica dos locais. Neste sábado (14), será inaugurada na cidade de cerca de 400 mil habitantes – próxima a São Paulo – a reforma da Esplanada Monte Castelo, conhecida como ‘Escadão”, que recebeu também alguns conceitos surgidos em projetos recentes, como o Urbanismo Caminhável e Ponte Torta.

“É um projeto muito bem feito, valorizando a relação entre o Centro e a Vila Arens e formando um conjunto com o entorno. E continua a valorização da região central, como também temos feito nos bairros, como nas intervenções em praças e lugares ou nos eventos como o Sexta no Centro”, afirma o prefeito Pedro Bigardi.

O conforto sensorial para pedestres é um dos elementos aprofundados no Urbanismo Caminhável aplicado no projeto, transformando um aspecto funcional e operacional (a acessibilidade universal por rampas superando o desnível médio de 20 metros entre a rua Vigário J.J. Rodrigues e a Barão de Jundiaí) na série de trechos interligados por atrações como pequenas praças, mobiliário urbano e mirantes.

Em diversos desses pontos estão ainda pequenas colunas com imagens históricas impressas em cerâmica, permitindo aos visitantes compararem mudanças na paisagem desde o surgimento do próprio Escadão, na década de 1920, e da Esplanada, na década de 1940, antes de seu posterior abandono. Também chamam a atenção a paisagem imediata, como árvores e detalhes, e a paisagem panorâmica, especialmente no sentido sul, onde estão a região da Argos, a Vila Arens e até as serras do Mursa e dos Cristais.

Sem custos para o orçamento municipal, o projeto também é parte de outro aprendizado surgido na atual gestão, a utilização dos recursos provenientes de contrapartidas geradas a partir da aplicação do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), prioritariamente investidos em qualificação de espaços públicos, como forma de minimizar mudanças no ambiente urbano e qualificar seu entorno.

As intervenções no Centro Histórico de Jundiaí contam desde 2013, além de projetos como Urbanismo Caminhável, Ponte Torta e agora a Esplanada Monte Castelo (Escadão), com outras ações como a reforma das praças Dom Pedro II, São Bento e Antonio Frederico Ozanam, a nova iluminação nas praças Governador Pedro de Toledo, Marechal Floriano Peixoto e Rui Barbosa, a reforma das instalações da praça dos Andradas, a revitalização do Centro das Artes e iniciativas como o Sexta no Centro.