Ações da administração de Marco Bertaiolli (PSD), como a a implantação do período integral, comprovaram sua eficiência na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
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O prefeito Marco Bertaiolli: “Certamente, nossos alunos serão cidadãos melhores do que somos hoje”.

 

A qualidade da educação pública em Mogi das Cruzes, município com 430 mil habitantes da Região Metropolitana de São Paulo, foi destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB 2015, divulgado neste mês. A rede municipal mogiana alcançou a média de 6,3, meta prevista para 2019, e também superou as notas das capitais brasileiras. As escolas municipais de Mogi das Cruzes ultrapassaram ainda o patamar educacional médio dos países pertencentes à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE, que corresponde a nota 6.

Para o prefeito Marco Bertaiolli (PSD), o resultado é fruto do trabalho desenvolvido nos últimos oito anos. “É uma grande satisfação alcançar este índice tão elevado, é o reconhecimento de que estamos no caminho certo. Estamos colhendo os frutos de uma educação planejada, organizada, cuidada e bem executada”, ressaltou o chefe do Executivo. A expectativa para 2017 é superar ainda mais a média de 2015.

O trabalho, que teve início em 2009, tem como base dois programas fundamentais: a ampliação da rede escolar municipal e a implantação do período integral. A rede municipal de ensino passou de 31 mil alunos em 2009 para mais de 45 mil em 2016, um crescimento de cerca de 50% em oito anos. Foram construídas 75 unidades escolares, sendo 66 creches e escolas de educação infantil, ampliação de duas escolas de ensino fundamental, seis Cempres – Centros Municipais de Programas Educacionais – e o prédio sede da Secretaria Municipal de Educação, além da implantação do período integral que não existia na cidade até 2009.

De acordo com Marco Bertaiolli, “se formos considerar apenas os meses letivos, se trata de uma obra por mês nestes oito anos de trabalho”. Para ele, “com o resultado do IDEB, vemos que não são somente prédios que construímos neste período, investimos na qualidade da educação, que tem transformado a vida das nossas crianças. Certamente, nossos alunos serão cidadãos melhores do que somos hoje”.

Do total de 45 mil alunos da rede municipal mogiana, 23 mil alunos estudam em período integral na educação infantil e ensino fundamental. Mogi das Cruzes registra um dos maiores percentuais de atendimento em período integral no Brasil, com 51% dos alunos ficando o dia todo na escola. “Implantamos o período integral em 2009 com a estrutura que tínhamos no momento, não podíamos ficar aguardando o momento certo. Devemos o sucesso de hoje do programa ao empenho e dedicação das professoras e diretoras que abraçaram o programa”, ressalta Bertaiolli.

Como é calculado o IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador de desempenho da educação brasileira divulgado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC). O Ideb relaciona duas dimensões: o desempenho dos estudantes em avaliações de larga escala e a taxa aprovação.

O desempenho é calculado a partir da Prova Brasil/Saeb, quando os estudantes do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino médio são avaliados em Leitura e Matemática. Os dados de aprovação são verificados a partir do Censo Escolar da educação Básico, realizado anualmente.

O Ideb é calculado para escolas e para sistemas de ensino que monitoram o seu desempenho em relação a metas individuais pactuadas com o governo federal. O índice varia de 0 a 10: quanto maior for o desempenho dos alunos e o número de alunos promovidos, maior será o Ideb.