Para o ministro das Cidades, o governo federal está fazendo sua parte ao investir mais em transporte público, atendendo às manifestações da população.

Ao participar nesta terça-feira (23) da abertura do 20º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito que está sendo realizado em Santos (SP), o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, lembrou as manifestações de 2013 para enfatizar a importância dos investimentos que estão sendo realizados pelos governos federal, estadual e municipais em obras de mobilidade urbana. “Os protestos contra a qualidade do transporte público tornaram clara a necessidade de se atender a esse clamor das ruas e novos recursos foram destinados a essa área. Esse adicional de investimentos vai nos trazer no médio e longo prazo uma qualidade substancial no transporte de massa”, afirmou.

Ele destacou que o governo federal, por exemplo, está investindo R$ 1,7 bilhão em projetos de mobilidade na região metropolitana de Santos. “Esse investimento mostra a conscientização do governo da presidente Dilma Rousseff para a urgência da questão da mobilidade urbana”, afirmou. Para Kassab, eventos como o Congresso de Transporte e Trânsito são essenciais nesse processo, “pois permitem corrigir rumos e analisar novas ideias para levar adiante o desenvolvimento dessa área tão importante para a população”, explicou, lembrando que a equipe técnica do Ministério e do Denatran participa ativamente do evento.

O Ministério das Cidades tem um estande no local do congresso, onde técnicos do Denatran dão orientações aos prefeitos sobre o Sistema Nacional de Trânsito. O Congresso, que irá até o dia 25, terá debates sobre mobilidade urbana nas cidades brasileiras.

Durante o evento, Kassab entregou ao governador Geraldo Alckmin camisa do Santos que homenageia o jogador Zito, recentemente falecido.

Durante o evento, Kassab entregou ao governador Geraldo Alckmin camisa do Santos que homenageia o jogador Zito, recentemente falecido.

O secretário Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Dario Rais Lopes, abre a programação de debates como moderador no painel sob o tema “Plano Diretor e Plano de Mobilidade andam juntos”. As discussões serão sobre soluções para as grandes cidades que tiveram um crescimento voltado, principalmente, aos automóveis resultando, assim, em municípios congestionados e com baixa qualidade nos transportes públicos.

Durante o evento, o Denatran disponibilizará técnicos para orientarem os prefeitos das cidades que ainda não estão no Sistema Nacional de Trânsito, da necessidade de se integrarem nacionalmente. Dentre as vantagens estão a redução no número de acidentes e a destinação da arrecadação das multas para investimentos em engenharia de tráfego, educação, sinalização, etc. No evento, o Denatran também distribui o “Roteiro de Municipalização” e o “Guia Prático para Gestão Municipal de Trânsito”.

Nos três dias de Congresso, as autoridades e especialistas em trânsito e transporte discutirão, entre outros assuntos, “como garantir e manter bons padrões de qualidade nos sistemas BRT”, “gestão de velocidade: como reduzir acidentes”; “mobilidade por bicicletas: ciclovias” e “ações integradas para inclusão da bicicleta nas políticas de mobilidade”.