Crise no abastecimento já afeta cerca de 13,8 milhões de pessoas em 70 municípios do Estado. Site elencou 15 sugestões simples para poupar água nas ações cotidianas.

 

Manancial da Cantareira está com 8% de sua capacidade. Foto: Luiz Roberto

Manancial da Cantareira está com 8% de sua capacidade. Foto: Luiz Roberto

Em um momento em que a crise de abastecimento de água afeta parcialmente 70 municípios e 13,8 milhões de pessoas no Estado, conforme reportagem publicada nesta quinta-feira (16) pelo jornal O Estado de S. Paulo, é necessário adotar o uso racional da água.  De acordo com o site Planeta Sustentável, a porção de água doce que está disponível para consumo em todo o mundo é pequena: 0,26% (o que representa 13 gotas em um balde de 10 litros).

O site ressalta o alerta feito pela ONU de que, se não houver mudanças de hábitos no curto prazo, até 2030 quase metade da população global terá problemas de abastecimento – sem contar as 768 milhões de pessoas que já não possuem acesso à água potável e podem ficar em situação ainda mais complicada.

O desperdício, informa o site, começa na própria rede de distribuição, por conta de problemas como vazamentos e “gatos”: no Brasil, a cada 100 litros de água coletados, apenas 64 chegam ao seu destino.

Confira a seguir 15 dicas simples para poupar água:

economizar agua