Foram recebidos o presidente do grupo, deputado Herculano Passos (SP), e os vice-presidentes, deputados Goulart (SP), Jaime Martins (MG) e Walter Ihoshi (SP).
Os deputados Goulart, Walter Ihoshi, Herculano Passos e Martins (à direita)

Os deputados Goulart, Walter Ihoshi, Herculano Passos e Jaime Martins (à direita)

A nova diretoria do Grupo Parlamentar Brasil China foi apresentada na última quinta-feira (7) ao embaixador chinês no Brasil Li Jinzhang. Foram recebidos o presidente do grupo, deputado Herculano Passos (SP), e os vice-presidentes, deputados Goulart (SP), Jaime Martins (MG) e Walter Ihoshi (SP).

O colegiado foi reativado em 26 de fevereiro deste ano com o objetivo de intensificar o relacionamento entre as casas legislativas dos dois países. “Nossa parceria é muito importante, pela potência mundial que a China representa. Nossa comissão vai trabalhar dentro para continuar com essa cooperação nas áreas já existentes e ampliar para novos setores também”, afirmou Herculano.

O embaixador felicitou os parlamentares pela reativação do grupo e falou dos vínculos bilaterais estabelecidos entre o Brasil e a China há mais de 20 anos. Conforme Jinzhang, a aproximação começou em 1974, mas foi a partir de 1993 que os dois países criaram uma parceria estratégica, a primeira entre países em desenvolvimento a ser celebrada no mundo. “Em 2002 elevamos o nível à parceria estratégica global, o mais alto nível de parceria, que ultrapassa a bilateralidade e tem influência global.”

Nos últimos três anos a China tem sido o maior parceiro comercial do Brasil e a cooperação na área econômica, de finanças, comercial e de investimentos aumenta constantemente. Nos últimos anos também aumentou o interesse e a cooperação entre os países nas áreas de ciência, tecnologia e nanotecnologia, educação, militar, cultura e agricultura.