Com verba de R$ 100 mil, liberada pela União a pedido do deputado, Embrapa Hortaliças promove seminário para produtores de Mogi e Região, focando produção, manejo de doenças e pós-colheita

 

O deputado federal Junji Abe (PSD-SP)

O deputado federal Junji Abe (PSD-SP)

 

 

A Região do Alto Tietê será sede a partir desta terça-feira (25) de um seminário de capacitação em tecnologia de produção, manejo de doenças e pós-colheita de hortaliças folhosas. A iniciativa foi desenvolvida por especialistas da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Hortaliças, com a utilização de R$ 100 mil liberados pelo governo federal, em atendimento à emenda do deputado federal Junji Abe (PSD-SP), incorporada ao Orçamento da União deste ano.

O Seminário Produção de Hortaliças Folhosas consiste de dois módulos efetivados em quatro dias – terça e quarta-feira (25 e 26/11/2014), e 2 e 3 de dezembro –, sempre das 17h30 às 20h30.

Será realizado pela Embrapa Hortaliças em parceria com o Sindicato Rural de Mogi das Cruzes e apoio da Aprojur – Associação dos Produtores Rurais de Jundiapeba e Região. Esta última fica na Estrada Municipal Chácara Santo Ângelo, Distrito de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes, e sediará o evento que tem entrada franca.

Assim como ocorre em diversas regiões brasileiras, muitos produtores do Alto Tietê têm dificuldade na adoção de tecnologias apropriadas de produção, adequada nutrição das plantas, manejo de pragas e doenças e pós-colheita de hortaliças, como explicou Junji.

Com a iniciativa, o deputado pretende contribuir para sanar a carência que “prejudica a cadeia produtiva de hortícolas, porque reduz a produtividade, eleva custos e afeta a qualidade dos produtos, comprometendo diretamente a rentabilidade do horticultor”.

Ao destacar a importância da atividade, Junji lembrou que a maioria dos horticultores paulistas é de míni e pequeno portes. Destacam-se como principais olerícolas as folhosas, como alface, couve e repolho, batata (águas, seca e de inverno), tomate (de mesa e de indústria) e cebola (de muda e de plantio direto).

Esses produtos respondem por quase 40% da área cultivada e por cerca de 51% da produção agrícola total no Estado. Para justificar a realização do trabalho no Alto Tietê, Junji apontou que a região figura entre os maiores polos produtores de hortaliças do território paulista. Ele observou que os horticultores registram bom conhecimento técnico, decorrente dos seus próprios esforços.

Presidente da Pró-Horti – Frente Parlamentar Mista em Defesa do Segmento de Hortifrutiflorigranjeiros, Junji disse que a cadeia produtiva de hortícolas “tem um vasto campo para evoluir”, a partir da difusão de conhecimentos para os atores de cada elo da corrente.

A participação no seminário é gratuita. Basta comparecer na sede da Aprojur, nas datas indicadas.