Nesta quinta-feira (23), Espaço Democrático promove debate sobre consequências da disputa entre Trump e Hillary nas relações bilaterais

Como as relações comerciais e diplomáticas entre o Brasil e os EUA, que estão entre as mais antigas do continente, podem ser afetadas pelo resultado das eleições norte-americanas? Esse será o tema do 24º Encontro Democrático, que será realizado na quinta-feira (23), às 15 horas, na sede do Espaço Democrático (fundação do PSD para estudos e formação política). O evento terá como palestrantes os especialistas Fernanda Petena Magnotta e Carlos Pio, que vão discutir o assunto com colaboradores do Espaço Democrático.

O Espaço Democrático já realizou 23 edições do Encontro Democrático. A série começou há mais de um ano e, além de temas focados nos problemas municipais, que provocam impacto direto na atuação daqueles que estão ou pretendem entrar na vida pública, tem também analisado grandes questões nacionais. Temas como saúde, saneamento, educação, turismo, esportes, transporte urbano e parcerias público-privadas foram alguns dos apresentados até o momento.

As relações entre Brasil e Estados Unidos estão entre as mais antigas do continente americano, sendo os Estados Unidos a primeira nação a reconhecer a independência brasileira. A intensidade das relações entre os dois países é demonstrada pelos mais de trinta mecanismos de diálogo existentes entre os dois governos. Eles abarcam temas como comércio, investimentos, energia, meio ambiente, educação, ciência, tecnologia e inovação, defesa, cooperação trilateral, igualdade de gênero e combate ao racismo.

Toda a complexidade desse relacionamento estará em cheque no segundo semestre deste ano, quando os eleitores norte-americanos irão escolher o seu próximo presidente. Os dois principais candidatos devem ser Donald Trump e Hillary Clinton, com visões bastante diversas sobre questões internacionais.

No Encontro Democrático desta quinta-feira, as consequências da eleição de cada um deles serão analisadas pela professora e coordenadora do curso de Relações Internacionais da FAAP, Fernanda Petena Magnotta, e pelo professor e consultor Carlos Pio.

Fernanda é mestre e doutoranda pelo PPGRI San Tiago Dantas (Unesp/Unicamp/PUC-SP), pós-graduada em Globalização e Cultura e bacharel em Relações Internacionais. Desenvolve pesquisa nos campos de Teoria Política, Teoria das Relações Internacionais, Análise de Política Externa e Política Externa dos EUA.

Carlos Pio tem 20 anos de experiência como professor e consultor e é diretor-executivo do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior. É também professor da Relações Internacionais na Universidade de Brasília e doutor em Ciência Política pelo IUPERJ.

SERVIÇO

24º Encontro Democrático: “A Eleição nos EUA e seu impacto no Brasil”
Data e hora: 23 de junho – 15 horas
Local: Rua Santo Amaro, 182/184 – 12º andar