O incentivo à participação feminina na política foi um dos temas do encontro. Deputado Walter Ihoshi destacou que o PSD está abrindo as portas do partido para o protagonismo das mulheres.
Incentivo à participação feminina na política foi um dos temas do encontro.

Mais da metade da população de Marília, município de 200 mil habitantes do interior de São Paulo, é de mulheres. Mas das 13 cadeiras do plenário da Câmara Municipal, apenas uma é ocupada pelo sexo feminino. Isto significa que a representatividade feminina no parlamento municipal não chega a 8%.

O aumento da participação feminina na política foi o principal tema do II Encontro do PSD Mulher de Marília, que reuniu mais de 250 participantes. O evento teve as presenças do presidente do Diretório Municipal do PSD, vereador Marcos Rezende, deputado federal Walter Ihoshi e da presidente do PSD Mulher de Marília, engenheira ambiental Elizabeth Corraro. Lideranças comunitárias, profissionais da saúde, empresárias, vendedoras, agentes comunitárias, aposentadas e donas de casas compareceram ao encontro.

“Levamos a mensagem da coordenadora nacional do PSD Mulher, Alda Marco Antônio, e o abraço para todas as participantes do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, a maior liderança do nosso partido”, disse Elizabeth Corraro. Para o presidente do Diretório Municipal do partido, Marcos Rezende, o evento contribuí para o fortalecimento da presença feminina no cenário político da cidade. “Marília conta com a garra da mulher, tem clara noção da força feminina e o PSD incentiva a participação da mulher para contribuir com as decisões públicas, decisões que serão essenciais para o desenvolvimento de todos”, disse.

O deputado federal Walter Ihoshi lembrou que a pequena representatividade feminina não é exclusividade da Câmara Municipal de Marília, já que na própria Câmara Federal, das 513 cadeiras, pouquíssimas são ocupadas por mulheres. “Por isso, o PSD está dando um passo importante, abrindo as portas do partido para que as mulheres possam ser protagonistas da vida pública. Para que as mulheres possam participar não apenas como candidatas, mas com propostas, com sugestões, já que possuem uma sensibilidade única”, pontuou. Ihoshi observou que a mulher tem papel fundamental na sociedade, brasileira, concentrando o poder de multiplicar boas práticas. “O PSD sabe que as mulheres podem mais. Temos a certeza de que chegará o dia em que teremos mais mulheres nos cargos de comando”, ressaltou o deputado.

A agente comunitária Alessandra Rodrigues, uma das participantes do encontro, acredita que 2016 será um ano positivo para as mulheres. “Começamos o ano com o pé direito e tenho a certeza de que muitas coisas boas vão ocorrer para nós mulheres”, disse.