
Equipamento conta com um aviso em braille, sinais sonoros e mensagens de voz que orientam o munícipe sobre o momento seguro para atravessar a rua
Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Valinhos
Para proporcionar mais segurança e acessibilidade às pessoas com deficiência visual em Valinhos — município de 133 mil habitantes da Região Metropolitana de Campinas, no interior do Estado de São Paulo — a gestão da prefeita Capitã Lucimara (PSD) instalou botoeiras sonoras em semáforos na região central. A instalação do sistema inteligente de travessia é uma ação inédita na cidade. “Nosso objetivo é proporcionar mais inclusão e acessibilidade às pessoas com deficiência, para que tenham autonomia e mobilidade no trânsito da cidade”, afirma Capitã Lucimara.
O equipamento conta com um aviso em braille, sinais sonoros e mensagens de voz que orientam o munícipe sobre o momento seguro para atravessar a rua. Na quarta-feira (30), as equipes da prefeitura instalaram a botoeira nos semáforos do entorno da rodoviária de Valinhos — em frente à saída do portão 1, na rua Treze de Maio, e na saída do portão 3, na avenida dos Esportes. Outros locais também vão receber o serviço, como os cruzamentos entre as ruas Quinze de Novembro e Campos Sales e entre as avenidas dos Esportes e Onze de Agosto.
Os locais foram indicados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. “A ideia é que, através da tecnologia dessas botoeiras inteligentes, o pedestre com deficiência visual tenha auxílio e facilidade para se localizar e atravessar em total segurança a partir dos sons emitidos”, explica o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Redcliff Sierra Santos.