Redação Scriptum
A gestão do prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), realiza um projeto-piloto de vacinação em cinco escolas do município de 737 mil habitantes do Vale do Paraíba, no interior do Estado de São Paulo. A iniciativa tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal de crianças com até cinco anos de idade contra doenças como hepatite, poliomielite, meningite, sarampo, caxumba, influenza e covid-19. A prefeitura selecionou unidades de ensino em todas as regiões da cidade. Na quinta-feira (8), foi a vez dos alunos do NEI Vila Paiva, na região Norte.
Os pais foram convidados a apresentar previamente a carteirinha de vacinação dos filhos para a equipe de saúde. Após a verificação das doses em atraso, a prefeitura agendou a vacinação e convidou os pais para que acompanhassem o processo. A administração municipal adotou a estratégia de realizar a imunização no horário de saída das crianças que estudam de manhã e na entrada dos alunos do período da tarde, para facilitar o acesso dos pais e responsáveis.
Além da NEI Vila Paiva, participam da ação as seguintes escolas: Emei Prof.ª Maria José Guido Brogliato Freire, no Jardim Colonial, Emei Profª Ana Lúcia de Castro Micheleto, no Residencial Tatetuba, Emei Profª Elza Ferreira Rahal, na Vila Maria, e Emei Profª Lourdes de Oliveira Mendes, no Jardim Pararangaba.
Baixa cobertura
Segundo levantamento da Vigilância Epidemiológica de São José dos Campos, o número de crianças menores de 1 ano de idade vacinadas ainda está abaixo do esperado. A cidade não atingiu 70% de cobertura vacinal com imunizantes como Tríplice Viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, e Polio VIP, que imuniza contra a poliomielite. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 95%. “É muito importante que os pais ou responsáveis aproveitem este momento de férias escolares que se aproxima para irem até uma UBS para verificar a carteirinha de vacinação das crianças e evitar que doenças como a poliomielite voltem ao nosso dia a dia. A imunização ainda é a nossa melhor forma de prevenção”, destaca a chefe de Vigilância Epidemiológica, Tereza Cardoso.
A estratégia adotada em São José dos Campos para ampliar a cobertura vacinal já foi utilizada em Limeira, município administrado pelo prefeito Mario Botion, também filiado ao PSD.