Prefeito Sergio Del Bianchi Junior (PSD) inaugurou as unidades em evento que contou com a participação do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles

 

O prefeito Sergio del Bianchi inaugura a obra: Espírito Santo do Pinhal foi um dos 57 municípios brasileiros beneficiados pelo programa.

 

O prefeito de Espírito Santo do Pinhal, Sergio Del Bianchi Junior (PSD), inaugurou nesta segunda-feira (14) duas usinas no município de cerca de 44 mil habitantes do interior paulista: uma voltada à triagem e reciclagem de resíduos secos e outra especializada no beneficiamento e reciclagem de resíduos da construção civil. As unidades foram inauguradas durante evento que contou com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, do diretor de Administração e Finanças do Sebrae-SP, Guilherme Campos, entre outras autoridades e lideranças.

“Quero agradecer a Deus por essa oportunidade, ao ministro Ricardo Salles, que esteve presente, e ao Guilherme Campos, um amigo de Pinhal, cidadão pinhalense que tem nos apoiado como diretor administrativo do Sebrae, tem aprovado as nossas iniciativas, principalmente as do cooperativismo e dos produtores rurais”, afirmou o prefeito.

As duas usinas receberam investimento de R$ 3.921.063,71 — verba liberada pelo ministério por meio do Programa de Gestão de Resíduos Sólidos. Espírito Santo do Pinhal foi um dos 57 municípios brasileiros beneficiados pelo programa.

Construída em uma área de 6.000 metros quadrados, a unidade de triagem e reciclagem de resíduos secos fica na avenida Tropicais Art, na Rodovia SP-342, ao lado da unidade 3 da empresa Pinhalense. A capacidade de processamento da usina é de 30 toneladas de resíduos por semana. De acordo com dados divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente, a cidade gera e coleta 11.200 toneladas de resíduos sólidos urbanos por ano, sendo cerca de 365 toneladas anuais de recicláveis secos coletados seletivamente.

Localizada na altura do Km 199 da mesma rodovia, ao lado do Centro de Controle de Zoonoses, em uma área de 3.300 metros quadrados, a usina de beneficiamento e reciclagem de resíduos da construção civil pode processar 50 metros cúbicos por hora. O município gera aproximadamente 8.300 toneladas de resíduos desse tipo por ano.

Além da implantação das usinas, os recursos do Ministério do Meio Ambiente possibilitaram a aquisição de sete novos caminhões, que já atuam nos serviços de coleta de resíduos sólidos na área urbana e na zona rural da cidade, uma pá carregadeira e uma empilhadeira. Em breve, será comprado um caminhão compactador.