Liderança do PSD e secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva anunciou a criação da Tabela SUS Paulista. Medida vai garantir mais recursos para os procedimentos feitos nas unidades hospitalares e agilizar o atendimento na rede pública

O secretário Eleuses Paiva: “Vamos alocar recursos novos do Tesouro do Estado para aumentar o teto financeiro dos hospitais”

Redação Scriptum com Portal do Governo de SP

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, anunciaram nesta segunda-feira (28), em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, a criação da Tabela SUS Paulista. De acordo com o secretário, o governo estadual vai complementar o que o Ministério da Saúde paga aos hospitais, que vão receber pelos procedimentos até 400% mais que o estipulado na tabela nacional do SUS. “Vamos alocar recursos novos do Tesouro do Estado para aumentar o teto financeiro dos hospitais e possibilitar um maior volume de atendimento, para diminuir as filas que causam tanto sofrimento a nossos pacientes”, disse Eleuses, uma das lideranças do PSD paulista.

O novo modelo deve entrar em vigor no início de 2024 e vai incluir cerca de cinco mil procedimentos hospitalares. Entre os procedimentos que serão reajustados estão as cirurgias de apêndice, que terão aumento de R$ 414,62 para R$ 1.865,79, e de vesícula, de R$ 996,34 para R$ 4.483,53.

Para incentivar a ampliação do número de partos normais no SUS, o valor pago pelo governo estadual vai aumentar de R$ 443,40 para R$ 2.217,00 por procedimento. A remuneração será superior ao pagamento pelas cesáreas, que subirá de R$ 545,73 para R$ 2.182,92.

A Tabela SUS Paulista vai beneficiar 354 hospitais em todas as regiões do Estado, entre eles as Santas Casas, entidades filantrópicas e autárquicas. Atualmente, essas unidades são responsáveis por 50% do atendimento hospitalar no sistema único de saúde paulista.

Evento

O anúncio da Tabela SUS Paulista ocorreu em evento comemorativo dos 60 anos da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB). “Tenho certeza de que vamos fazer a maior revolução na saúde de São Paulo dos últimos anos. Nós vamos fazer a diferença e salvar vidas de quem está na ponta, de quem está esperando uma cirurgia eletiva, um tratamento ortopédico ou por operações que, muitas vezes, não são feitas por causa dos valores da remuneração”, destacou o governador Tarcísio durante o evento.