Redação Scriptum com Alesp
O secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, liderança do PSD, prestou contas de sua gestão nesta terça-feira (3) para a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de São Paulo, que tem como vice-presidente o deputado Oséias de Madureira, também filiado ao partido. Durante o encontro com os parlamentares, Eleuses destacou entre os avanços de seu trabalho à frente da pasta a redução na fila de espera por cirurgias eletivas. De acordo com o secretário, 1,2 milhão de procedimentos foram realizados neste ano, com redução de 82,6% nas filas para cirurgias reparadoras. As filas para cirurgias de mama e do aparelho circulatório tiveram reduções de 73% e de 69,7%, respectivamente. “Agora nós damos a garantia que eles vão ser atendidos”, afirmou Eleuses.
O secretário também falou sobre a abertura de cerca de seis mil leitos, com a inauguração de hospitais e a reestruturação das redes de saúde. Um dos equipamentos inaugurados foi a unidade da rede Lucy Montoro em Presidente Prudente, município do Oeste paulista.
Eleuses ressaltou, ainda, o incremento nos repasses estaduais para os municípios, por meio da Tabela SUS Paulista, política pública de financiamento do setor de saúde criada em 2023. Até o segundo quadrimestre deste ano, foram destinados R$ 686 milhões para o fortalecimento da atenção básica à saúde.