Sob gestão de Marcelo Branco, a secretaria estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação facilita o financiamento de imóveis para famílias que ganham até cinco salários mínimos

Imóveis têm 43m² de área construída, dois dormitórios, sala de estar, cozinha, banheiro e lavanderia.

 

Redação Scriptum com Governo de SP

 

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo, Marcelo Branco, liderança do PSD, entregou 75 casas nesta terça-feira (20) para famílias de Presidente Epitácio, município da Região Administrativa de Presidente Prudente, no interior paulista. O empreendimento recebeu investimento de R$ 14,4 milhões e foi viabilizado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e a prefeitura de Presidente Epitácio, que doou o terreno para a construção das moradias. A iniciativa faz parte do programa Casa Paulista, que facilita o financiamento de imóveis para famílias que ganham até cinco salários mínimos.

A CDHU contratou a construtora responsável pela obra e implantou toda a infraestrutura do empreendimento, que inclui redes de abastecimento de água e coleta de esgoto doméstico, pavimentação asfáltica, urbanismo, iluminação pública, rede elétrica e muro de arrimo. Os imóveis têm 43 metros quadrados de área construída, dois dormitórios, sala de estar, cozinha, banheiro e lavanderia. Além disso, contam com piso cerâmico, azulejo no banheiro, na cozinha e na área de serviço, laje, cobertura com estrutura metálica e sistema de energia solar fotovoltaico.

Durante o evento, Marcelo destacou os avanços conquistados pela gestão do governador Tarcísio de Freitas no setor habitacional. “Já entregamos nesse governo do Tarcísio, em 17 meses, mais de 32 mil casas. Para mim é sempre um prazer muito grande fazer cada uma das entregas nos municípios do Estado. Faço questão de, sempre que posso, estar presente, pois é uma honra muito grande estar com vocês e fazer essa entrega pessoalmente”, disse o secretário.

Marcelo Branco destacou, ainda, a qualidade das casas entregues pela CDHU. “Colocamos placas fotovoltaicas, para que vocês tenham a condição de gerar a própria energia que será utilizada na casa. Vocês vão pagar uma conta de luz mais baixa no fim do mês. Esse é um carinho, um cuidado que a CDHU tem, prezando a qualidade de vida, para que vocês tenham a melhor moradia que o governo do Estado pode oferecer”, disse o secretário.

Financiamento

As famílias contempladas foram selecionadas por meio de sorteio público realizado em abril deste ano. O financiamento dos imóveis segue as diretrizes da Política Habitacional do Estado de São Paulo, que isenta do pagamento de juros as famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos.

Desde o início de 2023, a gestão estadual entregou 1.095 novas unidades habitacionais na Região Administrativa de Presidente Prudente, com investimento de cerca de R$ 113 milhões. Além disso, 2.500 imóveis foram regularizados na região.