Redação Scriptum com Portal do Governo de SP O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, liderança do PSD, lançaram nesta segunda-feira (9) o programa TransplantAR Aviação Solidária, que utilizará aeronaves privadas para o transporte gratuito de órgãos destinados a transplantes. O projeto vai […]

O secretário Eleuses Paiva: “Nós vamos deixar nossa logística de captação de órgãos cada vez mais competente”

Redação Scriptum com Portal do Governo de SP

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, liderança do PSD, lançaram nesta segunda-feira (9) o programa TransplantAR Aviação Solidária, que utilizará aeronaves privadas para o transporte gratuito de órgãos destinados a transplantes. O projeto vai beneficiar milhares de pessoas e ampliar as chances de sucesso em procedimentos cirúrgicos. “Hoje a gente está falando de amor. Eu gostaria de agradecer a todos que estão tornando esse projeto possível. Não dá para pensar que um gesto de amor como a doação de órgãos possa ser perdido por falta de logística. Veja como a gente pode fazer a diferença com aeronaves que alcançam as pistas mais remotas e podem, de fato, fazer esse transporte de órgãos”, afirmou Tarcísio.

A assinatura do termo de parceria com o Instituto Brasileiro de Aviação (IBA), que viabilizou o programa, ocorreu em cerimônia promovida no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista. O evento também contou com as participações do secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Barros Monteiro Franca, de médicos e de representantes de hospitais e entidades ligadas ao transplante de órgãos no Estado e no País.

A iniciativa da secretaria e do IBA não acarretará custos aos cofres públicos e utilizará aeronaves privadas. O instituto será responsável por selecionar os proprietários dos veículos aéreos que estiverem dispostos a doar horas de voo para o programa.

Helicópteros, turboélices e jatos particulares autorizados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) poderão participar do projeto. Essas aeronaves são mais ágeis que as utilizadas em voos comerciais, o que é fundamental para o transporte de órgãos como o coração e o pulmão, que precisam ser transplantados em até quatro horas.

O governador Tarcísio de Freitas assinou um termo de parceria com o Instituto Brasileiro de Aviação (IBA), que viabilizou o programa

Logística

De acordo com o governo estadual, a Central de Transplantes do Estado de São Paulo acionará o IBA quando instituições e equipes de transplante precisarem de apoio aéreo para o deslocamento até o local onde estiver o potencial doador. Entre 2013 e 2023, 965 potenciais transplantes não foram realizados por dificuldades no transporte. “Essa doação de horas de voo para ajudar na logística da captação de órgãos que o programa TransplantAR vai oferecer é uma atitude que nos faz crer no ser humano cada vez mais. É uma atitude solidária e com responsabilidade social. Uma atitude de amar o próximo. Não tenho dúvida de que nós vamos deixar nossa logística de captação de órgãos cada vez mais competente”, ressaltou o secretário Eleuses Paiva.

Transplantes

Em julho deste ano, cerca de 23 mil pessoas aguardavam por um transplante de órgãos ou tecidos no Estado de São Paulo, responsável por 31% de todos os transplantes realizados no Brasil. Somente no primeiro semestre de 2023, foram feitos 5.077 transplantes de coração, fígado, pâncreas, pulmão, rins e córneas.

No ano passado, a central de transplantes registrou aumento de 5% no volume de transplantes de órgãos e tecidos, em comparação com o ano de 2022. Até junho deste ano, foram realizados 4.027 transplantes no Estado.