Secretaria estadual de Saúde, sob a gestão de Eleuses Paiva, promove campanha de conscientização sobre o tema

O secretário Eleuses Paiva: peças publicitárias da campanha incentivam o diálogo com familiares e amigos sobre o desejo de ser doador

 

Redação Scriptum com Agência SP

 

Sob a gestão do secretário Eleuses Paiva, liderança do PSD, a Secretaria de Saúde de São Paulo promove uma campanha institucional para aumentar o número de doadores de órgãos no Estado. Na sexta-feira (27), Dia Nacional da Doação de Órgãos, foi lançado um vídeo da campanha narrado pelo jornalista Pedro Bial. As peças publicitárias da campanha incentivam o diálogo com familiares e amigos sobre o desejo de ser doador. Após a morte do potencial doador, a recusa da família em realizar o procedimento prejudica a captação de órgãos e tecidos.

A iniciativa do governo estadual está sendo divulgada na TV, nas redes sociais, rádios, portais de notícias e plataformas de streaming. Os materiais informativos também serão colocados em relógios de rua, nos pontos de ônibus, trens, metrôs, shoppings e parques.

A Secretaria estadual de Saúde já promoveu diversas ações para incentivar a doação de órgãos e tecidos no Estado, entre elas o aumento de 80% dos valores pagos pela Tabela SUS Paulista para sete procedimentos. Além disso, foi implantado o programa TransplantAR Aviação Solidária, que utilizará aeronaves privadas para o transporte gratuito de órgãos destinados a transplantes.

Eleuses também inaugurou, no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), o Centro de Transplantes de Medula Óssea. O investimento do governo estadual no equipamento público foi de R$ 7,5 milhões. O centro possibilitará a realização de aproximadamente 100 transplantes por ano, sem a necessidade de deslocamento para outra unidade de atendimento. Antes da inauguração, os pacientes do Icesp realizavam o transplante de medula óssea no Instituto Central do HC

Em 2023, a Central de Transplantes do Estado de São Paulo registrou aumento de 5% no volume de transplantes de órgãos e tecidos, na comparação com o ano anterior. O número de procedimentos passou de 8.176 para 8.597.