Redação Scriptum com Governo de SP
Sob a gestão do secretário Marcelo Branco, liderança do PSD, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo quer comprar 5.800 moradias na capital paulista para ampliar o atendimento às famílias que pretendem financiar seus primeiros imóveis. O governo estadual publicou um edital de chamamento para que empresas do setor privado apresentem empreendimentos prontos, que estejam em obras ou que, no mínimo, já tenham a aprovação para a execução das obras. O prazo para a apresentação de propostas começou no último dia 12 e termina no próximo dia 11.
Do total de unidades habitacionais, 2.500 deverão estar em bairros da região central de São Paulo. O Estado pretende adquirir 800 moradias no entorno da avenida Jornalista Roberto Marinho e outros 2.500 imóveis nas demais regiões da cidade.
Marcelo Branco ressalta que o projeto tem o potencial de destravar gargalos históricos no município. “A distribuição regionalizada dessas 5,8 mil unidades mostra uma visão de desenvolvimento urbano, ao estimular o mercado a apresentar oportunidades habitacionais na área da avenida Roberto Marinho, por exemplo, em que há comunidades carentes e o traçado do monotrilho. Assim, teremos a oportunidade de liberar frentes de obras e reassentar com dignidade famílias que moram na área, dentro de um projeto amplo de requalificação e desenvolvimento urbano”, explica o secretário.
O financiamento dos imóveis vai seguir as diretrizes da Política Habitacional do Estado de São Paulo, que isenta do pagamento de juros as famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. O chamamento prevê que 40% das unidades serão financiadas para famílias com renda de um a dois salários mínimos. Mais informações sobre o projeto podem ser conferidas aqui.