
O secretário Marcelo Branco: “Essa ação se faz também com a participação das prefeituras.”
Edição Scriptum com portal do Governo de SP
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, liderança do PSD, entregaram na sexta-feira (21) matrículas de imóveis para 2.711 famílias do interior paulista. Realizada na Escola Estadual Professor Carlos Lencastre, em Campinas, a cerimônia de entrega dos documentos teve a participação do secretário estadual de Governo e Relações Institucionais e presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, do prefeito do município, Dário Saadi, entre outras autoridades. O evento fez parte da programação da visita do governador à cidade, que incluiu o lançamento do programa Guri nas Escolas, projeto voltado ao ensino de música para adolescentes.
A regularização dos imóveis na região faz parte do programa Casa Paulista e recebeu investimento de R$ 10,5 milhões. A iniciativa beneficiou moradores de Bragança Paulista, Campinas, Cordeirópolis, Estiva Gerbi, Hortolândia, Jarinu, Louveira, Nazaré Paulista, Piracaia e Tuiuti. “O maior sonho do cidadão é a casa própria. Agora, se a escritura não vem, esse sonho está incompleto e tem uma incerteza. Para essas pessoas, essa incerteza acabou hoje. A gente sabe o quanto isso traz segurança jurídica para vocês. É de vocês. Agora podem vender, passar para o filho ou para o neto”, destacou Tarcísio para os beneficiários.
O governador fez, ainda, um balanço sobre o trabalho já realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação. “Não basta fazer casa, você tem que dar o título de propriedade. Atualmente, 121 mil famílias já realizaram o sonho de ter as suas escrituras e não vai parar por aí, vamos regularizar mais. Nós vamos fazer 200 mil residências. Já entregamos 52 mil unidades. Hoje tem 97 mil em obras e a gente está se preparando para lançar a construção de mais 40 mil. Quando você arruma o Estado, você consegue investir mais”, disse Tarcísio.
Marcelo Branco também ressaltou os investimentos da atual gestão no setor habitacional e em parcerias com as administrações municipais. “Alguns dos núcleos que estão sendo regularizados têm em torno de 65 anos, e as pessoas não tinham esses títulos que nós estamos entregando. Essa ação se faz, primeiro, com o esforço muito grande do governador, que colocou recursos para que realizássemos isso, mas também com a participação das prefeituras.”
Confira a quantidade de moradias regularizadas por município:
• Bragança Paulista: 92 unidades no núcleo Francisco Sabella
• Campinas: 262 unidades no núcleo Jardim Eulina
• Cordeirópolis: 61 unidades no Parcelamento Santa Rita
• Estiva Gerbi: 526 unidades no Jardim São Lourenço
• Hortolândia: 1.362 unidades no Jardim Boa Esperança
• Jarinu: 57 unidades na Rua 32 Primavera
• Louveira: 134 unidades no Parque dos Sabiás
• Nazaré Paulista: 112 unidades no Parque São João
• Piracaia: 55 unidades na Vila Romite
• Tuiuti: 50 unidades no Loteamento Pedroso