Verba anunciada pelo secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, vai beneficiar cerca de 2,2 milhões de moradores dessas regiões

O secretário Eleuses Paiva: recursos vão beneficiar cerca de 2,2 milhões de habitantes

Redação Scriptum com Portal do Governo de São Paulo

O secretário de Saúde de São Paulo, Eleuses Paiva, uma das lideranças do PSD paulista, anunciou nesta terça-feira (26) o repasse de R$ 185 milhões do governo estadual para 24 municípios da Rede Regional de Assistência à Saúde (RRAS 7), que abrange as regiões de Registro e da Baixada Santista. Os recursos vão beneficiar cerca de 2,2 milhões de habitantes e incluem investimentos dos programas Tabela SUS Paulista e Incentivo à Gestão Municipal (IGM SUS Paulista). Eleuses fez o anúncio durante a 2ª Oficina de Regionalização da Saúde, promovida em Registro, que também recebeu as atividades do projeto Gabinete 3D-Saúde. O evento reuniu prefeitos e representantes das 72 entidades filantrópicas que serão beneficiadas pela iniciativa.

Eleuses falou sobre os avanços proporcionados pela implantação da Tabela SUS Paulista, que remunera adequadamente os prestadores de serviço e permite a ampliação do atendimento oferecido à população. “Estávamos há mais de 20 anos sem reajuste na tabela federal. Vimos que quanto mais as filantrópicas atendiam, mais endividadas ficavam e menos procedimentos conseguiam realizar. Essa é a importância de pagarmos adequadamente por cada procedimento. Agora remuneramos até cinco vezes mais o trabalho dessas instituições.”
O secretário ressaltou, ainda, os investimentos na criação de projetos específicos para cada município. “As regiões do Estado de São Paulo são extremamente heterogêneas. Debatemos regionalmente com os gestores e entidades para que cada um apresente as suas necessidades e, juntos, possamos descobrir onde estão os vazios assistenciais”, frisou Eleuses.

O Gabinete 3D tem como objetivo elaborar políticas públicas mais eficientes e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos aos paulistas. O nome do programa faz referência à gestão “3D” exercida pelo governador Tarcísio de Freitas, que busca promover o “desenvolvimento, o diálogo e a dignidade”. A secretaria de Saúde foi a primeira a implantar o projeto e a promover oficinas regionais.