Redação Scriptum com Agência SP
A gestão do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, já ultrapassou a marca de 100 mil imóveis regularizados no Estado. O número representa 50% da meta estabelecida pelo governo estadual, que pretende regularizar 200 mil moradias até 2026. A mais recente entrega de títulos de propriedade de imóveis ocorreu na sexta-feira (20), quando foram beneficiadas 706 famílias do conjunto habitacional Guaianases C, na zona Leste da capital paulista. Os beneficiários, que reivindicavam a documentação desde 1997, ano em que o conjunto foi implantado, receberam os títulos em evento que também contou com a participação do secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, liderança do PSD.
Desde o início do mandato de Tarcísio, em 2023, foram regularizadas 100.222 residências, com investimento de R$ 390,8 milhões. “Estamos celebrando aqui uma marca que é a entrega de 100 mil títulos. Por isso, essa entrega de hoje não poderia ser em um lugar diferente, tinha que ser na zona Leste, num lugar que foi construído e erguido pela comunidade. É um dia muito especial para nós. Sem o título, o sonho da casa própria não fica completo. Nós vamos entregar muito mais títulos pelo Estado”, garantiu o governador.
Além dos títulos já entregues, a secretaria estadual está concluindo a regularização de 29 mil novas moradias. “Uma das prioridades deste governo é fazer casas, mas é também titular e colocar no papel o nome de cada família. Então, é uma felicidade, uma satisfação muito grande da nossa secretaria. Alcançamos essa marca de 100 mil títulos com um trabalho gigantesco pelo Estado”, destacou Marcelo Branco. Ainda de acordo com o secretário, o recorde anterior, registrado entre 2019 e 2022, era de 100 mil moradias regularizadas em São Paulo.
Conjunto habitacional
Por meio do programa Casa Paulista, o governo estadual investiu R$ 2,7 milhões na entrega dos títulos de propriedade para as famílias do conjunto Guaianases C, composto por 240 apartamentos e 466 casas. O conjunto tem áreas verdes, 16 ruas, duas vielas e cinco áreas institucionais, entre elas a Fábrica de Cultura da Vila Curuçá.