Medida foi anunciada pelo prefeito Guti (PSD) e tem como objetivo estimular o comparecimento dos jovens da cidade aos exames

Para garantir gratuidade, candidato só precisa apresentar o comprovante da inscrição na prova e documento oficial com foto.

Redação Scriptum com Prefeitura de Guarulhos

Em Guarulhos, cidade de 1,2 milhão de habitantes da Grande São Paulo, o prefeito Gustavo Henric Costa (PSD), o Guti, anunciou nesta quinta-feira (26), em suas redes sociais, que vai conceder gratuidade nas tarifas de ônibus municipais para os estudantes que prestarem as provas do Enem 2023. O benefício será concedido nos dias 5 e 12 de novembro. A medida tem como objetivo estimular o comparecimento dos alunos aos exames. “Nós queremos ver nossos jovens ascenderem e estamos na torcida por eles”, frisa o prefeito.

Para garantir a gratuidade, o candidato só precisa apresentar o comprovante da inscrição na prova e um documento oficial com foto. “Nosso ganho principal com essa ação é inserir o jovem em situação de vulnerabilidade social na carreira estudantil. Sabemos que para eles é mais do que uma vaga, é a realização de um sonho e a oportunidade de mudarem suas vidas e as de suas famílias”, destaca o subsecretário municipal da Juventude, Cesar Sousa.

Denominada Ônibus Livre Enem, a estratégia foi desenvolvida pela prefeitura após a análise das causas para a abstenção de jovens da cidade nas provas. Entre os motivos está a falta de recursos para a locomoção.

Segundo a administração municipal, em 2021, ano da retomada das provas presenciais do Enem, que foram adiadas em função da pandemia de Covid-19, 53% dos estudantes guarulhenses solicitaram isenção da taxa de R$ 85 reais cobrada para a inscrição no exame.