De acordo com a Folha, foram verificados registros de torneiras secas em 24 bairros paulistanos no período de um dia; baixa umidade do ar também fez disparar os registros de queimadas em áreas de vegetação no Estado

represa de jacarei

Os problemas de abastecimento de água na cidade de São Paulo têm se tornado mais frequentes e atingido cada vez mais regiões da capital. É o que mostra reportagem publicada nesta quarta-feira (15) pelo jornal Folha de S. Paulo. De acordo com o texto, relatos da população indicam que a situação está piorando e que foram identificados 30 pontos sem abastecimento, em 24 bairros num período de 24 horas.

A Sabesp justifica a situação dizendo que o forte calor fez o consumo aumentar, o que prejudica o abastecimento em pontos mais altos e distantes dos reservatórios. A presidente da companhia estima que entre 1% a 2% sejam atingidos pela situação. Nesta terça (14), o nível do sistema Cantareira correspondia a 4,5% da capacidade.

A reportagem destaca ainda que caminhões pipa e o uso de baldes, galões e tonéis para armazenar água são comuns para tarefas domésticas. Moradores relatam que a água, que antes faltava durante a noite, agora desaparece das torneiras já durante a tarde. Condomínios estão restringindo o uso das piscinas e até o Parque Ibirapuera já sofre com a situação.

Queimadas

A estiagem também tem provocado aumento do número de queimadas no Estado. De acordo com o jornal o Estado de S. Paulo, foi registrado aumento de 134% de casos em relação a 2013. Entre segunda e terça-feira desta semana, foram 232 focos detectados por satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que queimaram uma área equivalente a 400 campos de futebol. Os chamados recebidos pelos bombeiros por causa de queimadas já representam 75% do total.

Na terça, foi controlado um incêndio que atingia a serra da Cantareira, mas outro ainda consumia parte da serra dos Cristais, em Jundiaí. Conforme a reportagem, os bombeiros informaram que, desde a última sexta-feira, foram combatidos 1.003 focos de incêndio em vegetação em todo o Estado. Desde janeiro, foram 4.307 focos em São Paulo, mais que o dobro de 2013, quando foram detectados 2.055.