Entidade divulga informações com comparação de gastos de água conforme a utilização e dicas para o seu uso racional em um momento que o Estado enfrenta uma crise hídrica e os níveis das represas estão cada vez mais baixos.

Tabela comparativa de gasto de água divulgada pela Fecomercio-SP

A Fecomercio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) decidiu lançar uma cartilha sobre o uso racional de água para que cidadãos, consumidores e empresários tenham consciência da importância do assunto. Entre os exemplos listados pela entidade está o de lavar o carro em um lava-rápido, que consome 250 litros de água, o equivalente a cinco vezes o gasto diário de uma criança em uma creche.

Segundo a entidade, a ideia é contribuir com a sociedade ao orientá-la sobre o uso racional da água, considerando o período de seca na região metropolitana (RMSP) de São Paulo. O Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento da RMSP, está com pouco mais de 12% de seu nível, já considerando o uso da segunda cota do volume morto.

A cartilha traz uma série de dados sobre o volume de água consumida em diversos tipos de estabelecimentos comerciais, como bares, aeroportos, escolas, restaurantes e lavanderias. Segundo o presidente do Conselho de Sustentabilidade da Fecomercio, José Goldemberg, uma das preocupações para a elaboração da cartilha foi apresentar dicas para a redução de consumo. Uma delas é o uso de produtos sem fosfato para a limpeza de automóveis e utensílios em geral, pois fazem menos espuma e demandam menor quantidade de água.

Em casa ou no trabalho, uma dica é utilizar o mesmo copo para beber água durante todo o dia. A cartilha foi realizada com base em dados de autarquias municipais de serviços autônomos de água e esgoto, Agência Nacional das Águas, Sabesp, entre outras. Entre diversas informações disponíveis, há um cronograma para a manutenção preventiva de instalações hidráulicas, além de informações sobre os planos de bonificação por redução de consumo e diversas curiosidades sobre a oferta de água no Estado de São Paulo.

O Estado conta com baixíssima disponibilidade hídrica e está em condição crítica, com apenas 201 m³/habitante/ano, volume inferior ao Estado mais seco da Região Nordeste do País, Pernambuco, com 1.320 m3/habitante/ano. Essa situação obriga a reversão de aproximadamente 31 m³/s de bacias hidrográficas vizinhas para atender à demanda da região metropolitana. Todo o conteúdo pode ser conferido na cartilha “Água: o que o Empresário do Setor de Comércio e Serviços Precisa Saber e Fazer para Preservar este Precioso Recurso”, disponível no link: http://issuu.com/fecomercio/docs/cartilha_agua_grafica_tela_vers__o_.